05/02/16 | 13:14
Educadores da Escola Noêmia Santana reavaliam práticas pedagógicas de 2015 e traçam metas para 2016

JORNADA 1Educadores da Escola Municipal Professora Noêmia Santana do Nascimento, localizada no bairro da Redenção, reuniram-se na última quarta-feira, 5, para reavaliar o trabalho pedagógico realizado ao longo de 2015 e projetar as metas e ações para 2016. A ação faz parte da jornada pedagógica que está sendo realizada por todas as escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na oportunidade, os profissionais da educação fizeram um levantamento dos resultados e metas alcançados no ano passado e elaboraram o Plano de Ação Pedagógico e Ambiental utilizando as ferramentas da Gestão Integrada da Escola (Gide).

Além disso, foi definido que a unidade, em 2016, irá intensificar ações que possam impactar em resultados qualitativos no ensino e na aprendizagem como: monitoramento dos alunos na hora do recreio com apoio dos alunos agentes ambientais com jogos recreativos; brincadeiras de rua e leituras diversas; capacitação dos professores com o tema diversidade e acompanhamento do currículo.

JORNADA 2Segundo a gestora unidade, Márcia Barnabé,  o encontro foi relevante para rever as práticas pedagógicas, estipular estratégias para dinamizar o método do ensino e, com isso, melhorar a qualidade do mesmo. “Esse momento de reflexões sobre resultados e metas alcançados e a própria elaboração das ações para 2016 são de suma importância em nossa caminhada, em mais um ano letivo que se inicia e almejamos alcançar resultados significativos e proporcionarmos uma educação de qualidade para nossos alunos”, garantiu.

Noêmia Santana  

Atualmente, a escola atende 270 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e crianças do 2º período da Educação Infantil, no período da manhã e tarde.  Na análise feita durante o encontro, foi constatado que unidade escolar atingiu 95% de aprovação e 0% de abandono, segundo os mecanismos estatísticos da Gide.

Sobre este dado a gestora enfatizou que o resultado é reflexo do comprometimento e do estímulo dado aos professores por suas boas práticas , além do assessoramento da Gide na unidade.  “Este resultado foi alcançado graças as ações, projetos, ao cumprimento do currículo base e, principalmente, a dedicação e comprometimento de todos os nossos professores e pedagogos . Além disso, este número positivo foi possível porque se deve ao acompanhamento da Gide, que integra as nossas ações gerenciais e pedagógicas, a fim de mostrar o caminho a ser percorrido para alcançar a melhoria de resultados na educação, desde 2014”, explicou a gestora.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Divulgação Escola Municipal Noêmia Santana

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054