11/05/16 | 14:42
Educadores da DDZ Sul participam de formação do Programa Bolsa Família na Escola

Formação da Bolsa Família. GTE. DDPM. Fotos Cleomir (8)Gestores e secretários de 43 escolas da Divisão Distrital da Zona (DDZ) Sul participaram da Formação do Sistema Presença do Programa Bolsa Família na Escola, nesta quarta-feira, 11. O encontro ocorreu no laboratório da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O objetivo da formação é proporcionar condições do acompanhamento e registro de informação da frequência escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

De acordo com a coordenadora municipal da Bolsa Família na Escola, Welciane Jacintho da Silveira, a Semed atende um total de 469 escolas, beneficiando 96.059 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, por meio do Sistema Presença, que é o programa de acesso do registro de frequência dos alunos bolsistas.

Para Welciane, a formação inicia com os educadores da DDZ Sul, para que todos saibam as informações de como funciona o Sistema Presença e que possam trabalhar da melhor maneira possível com o programa em suas escolas.

Formação da Bolsa Família. GTE. DDPM. Fotos Cleomir (9)“Toda formação é para orientar os diretores e os secretários de escola de como trabalhar com o Sistema Presença na educação. É por meio desse sistema, que trabalhamos a frequência dos alunos, pois sabendo dessas informações, com certeza vou ter uma informação ao Ministério da Educação (MEC) da frequência desse beneficiado da Bolsa Família”, informou.

A assessora de atividades complementares e de programas especiais da DDZ Sul, Waldenice Barreto, disse que a presença dos educadores é fundamental para garantir a informação correta dos alunos bolsistas da rede municipal.

“A cada dois meses o aluno tem que ter o registro no Sistema Presença do MEC. É feito esse acompanhamento para que ele possa garantir essa bolsa, por isso, essa formação envolve tanto o gestor como secretário das escolas, para que eles possam conhecer o domínio e não deixem de fazer o registro de nenhum aluno no sistema”, disse.

A Escola Municipal Amine Daou Lindoso, no bairro Japiinlândia, atende cerca de 320 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do programa Bolsa Família na Escola. Para a diretora, Andrea Pimentel, participar da formação é necessária para conhecer mais sobre o Sistema Presença.

“Esse encontro veio esclarecer mais sobre nossas informações com relação ao preenchimento das planilhas no sistema e contribuiu muito mais para nosso conhecimento. Com isso, vamos fazer um acompanhamento mais de perto do aluno, ou seja, o que está acontecendo com ele, porque deixou de vir à escola”, frisou.

Os educadores receberam um Manual e Tutorial do Sistema Presença, além de um folder de orientação para os participantes.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054