10/12/14 | 11:51
Educadores apresentam resultados alcançados na educação noturna durante 2° Eden

Gestores do ensino noturno da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram, na noite desta terça-feira, 9, com o objetivo de discutir práticas voltadas para a melhoria da qualidade da aprendizagem e a redução do índice de evasão escolar no ensino noturno, no 2º Encontro dos Diretores do Ensino Noturno (Eden).  O encontro aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), envolvendo além de gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e alunos do ensino noturno.

O encontro marcou a 8ª edição do Eden, realizado pela Semed e coordenado pela Gerencia de Jovens e Adultos (EJA) desde 2007. Com os encontros a secretaria conseguiu avançar em alguns aspectos no ensino noturno, como explicou o gerente do ensino de jovens e adultos e coordenado da ação, Mauro Brito.

“Com os encontros conseguimos sensibilizar os gestores sobre a importância  de sua presença no período da noite, conseguirmos incentivar o entrosamento e fortalecimento do relacionamento entre pedagogos, corpo docente, alunos do noturno e gestores. Outro avanço em relação o ensino noturno, que conquistamos também com o Eden é um acompanhamento maior no processo de ensino-aprendizagem e em momentos cruciais ou de possíveis intervenções com alunos do ensino noturno, por ter hoje o gestor mais presente no período da noite. Isso prova que avançamos e que há uma inquietação por parte dos gestores que estão buscando, na medida do possível, fazer ações, projetos pedagógicos e práticas que motivem os alunos a permanecer na escola e não desistir, diminuindo a evasão e o abandono. Ficamos felizes com estes avanços”, destacou.

Ainda de acordo com Mauro, os resultados positivos verificados no ensino noturno foram alcançados também por meio de outras ações que a secretaria realizou durante o ano de 2014.

“Ainda temos uma longa caminhada para se chegar ao nosso objetivo maior que reduzir o máximo possível, mas com os acertos e as experiências que tivemos este ano vamos ter ainda mais sucesso no próximo ano. Como demonstrativo dos resultados obtidos, podemos destacar que de 2012 para 2013 conseguimos baixar  de 42% para 36% o índice de evasão escolar com ações como Eden, no 2º segmento do EJA, ou seja, 6% a menos, parece pouco mais isso é um avanço para o ensino noturno, pois é um público diferenciado. Esperamos neste ano graças a ações como os jogos noturnos, as caravanas do ensino noturno, o monitoramento da carteira estudantil e outras ações  consigamos manter este percentual ou quem sabe até diminuir este índice de 36% para menos”, reforçou.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, professora Esther Albuquerque, que na oportunidade representou o secretário municipal de educação, Humberto Michiles, destacou avanços e desafios enfrentados pela secretaria em 2014 no ensino noturno.

“Este ano começamos com um desafio no 2º segmento do EJA, com propostas pedagógicas e ajustes voltados à educação do ensino noturno. Tivemos diversos desafios, mas chegamos ao fim de 2014 muito felizes por conta dos resultados positivos, quanto ao rendimento dos alunos, ao índice de aprovação deles, à diminuição na evasão escolar e ao o desempenho de toda equipe do noturno. Então, quero aproveitar a oportunidade para parabenizar e dizer muito obrigado ao todos os educadores envolvidos no ensino noturno”, mencionou.

 

Relato de experiência

No encontro, foram apresentadas experiências e projetos pedagógicos de escolas que criaram mecanismos que tornaram o ensino noturno mais atrativo e interessante, além dos resultados obtidos, com o empenho de pedagogos, gestores e assessores pedagógicos.

Um deles foi do gestor da escola Emanuel Rebelo da Cunha, Sergio Henrique,  que mencionou as estratégias utilizadas, em 2014, para atrair e motivar os alunos do ensino noturno a permanecer na unidade, que fica situada na Estrada do Brasileirinho Km 10, zona rural de Manaus.

“O ensino noturno é um desafio ainda maior para nós, porque temos alunos com realidades adversas, temos a questão da distância, alunos desmotivados, que pararam de estudar há muito tempo, entre outros.  Pensando nisso, criamos mecanismos para propor uma educação diferenciada e métodos atrativos de aprendizagem. Como? Promovendo o acesso ao teatro, ao cinema, a pontos turísticos, além de momentos de socialização e lúdicos entre eles. O trabalho foi um pouco cansativo, mas ficamos felizes porque mais da metade do nosso alunado, ou seja, 70% do público da noite que começaram a estudar em nossa escola no início do ano, permanecem até hoje. Isso é um resultado significativo para este ano”, disse.

No fim do evento, foram entregues certificados de honra ao mérito às escolas que fizeram relatos de experiência, como gesto de agradecimento pelo trabalho realizado no ensino noturno. Além disso, foi entregue troféus às cinco primeiras escolas que participaram da 2ª edição dos Jogos do Ensino Noturno, entre agosto de setembro de 2014, onde mais de 1, 9 mil  alunos de 71 escolas participaram.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188