26/08/15 | 14:37
Educação Infantil do município receberá Programa ‘Transversalizando o Trânsito’

RA - 26-08-15 - Lançamento do Programa Educação no Trânsito - Fotos Rodemarques abreu ( (3)O tema educação para o trânsito será levado aos alunos dos anos iniciais da rede municipal de ensino, como resultado de uma parceria lançada na manhã desta quarta-feira, 26, entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A ação faz parte do programa ‘Transversalizando o Trânsito’ que, nesta etapa, será direcionado para alunos da Educação Infantil. O evento aconteceu no auditório da Semed e reuniu gestores e pedagogos.

O programa será aplicado em 254 unidades de ensino que trabalham com a Educação Infantil, abrangendo aproximadamente 45 mil crianças de 3 a 5 anos de idade. Para trabalhar o tema nas escolas, os professores passarão por formação aplicada pelos educadores do Manaustrans e receberão materiais ilustrativos para utilizar com as crianças em sala de aula.

RA - 26-08-15 - Lançamento do Programa Educação no Trânsito - Fotos Rodemarques abreu ( (10)O intuito desta parceria, que já é frequente em outros projetos, é de formar a consciência de novos condutores e despertar pedestres mais conscientes, como destacou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

“Esta parceria da Semed com o Manaustrans é muito sólida e com isso procuramos trabalhar com os alunos da inicialização. Vamos trabalhar a formação dos professores e esperamos dar nossa contribuição para a cidade na formação de condutores e pedestres mais conscientes. Os professores vão passar por oficinas para trabalhar a temática de forma lúdica em sala de aula com os alunos”, informou.

Envolver os alunos ainda no início da formação escolar é importante para que desenvolvam a consciência de aprender e orientar os pais sobre o que é certo e errado no trânsito, como destacou o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins.

RA - 26-08-15 - Lançamento do Programa Educação no Trânsito - Fotos Rodemarques abreu ( (12)“O Manaustrans prepara os professores. Nesse caso os da educação infantil, para levarem à sala de aula a importância da educação do trânsito. Esse tema é trabalhado de forma transversal com outras disciplinas e os alunos dessa idade já vão crescer com a noção básica e alertando os pais sobre o que aprenderam. Os alunos ainda vão poder apresentar o que aprenderam durante a Semana Nacional do Trânsito, no final do mês de setembro”, adiantou Martins.

Segundo a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Frota, Lorena Matos, o programa agrega mais informações às atividades desenvolvidas pelos professores.

RA - 26-08-15 - Lançamento do Programa Educação no Trânsito - Fotos Rodemarques abreu ( (13)“O Transversalizando soma com o trabalho que já desenvolvemos nas escolas. Os professores buscam abordar temas que incluem a sinalização, como atravessar na faixa de pedestre e outros dentro do contexto do trânsito. É muito bom poder ter esse apoio e orientação”, relatou.

O Projeto Transversalizando o Trânsito, idealizado pelo Manaustrans em 2011, e executado em parceria com a Semed, desenvolve um conjunto de orientações que conduzem à prática pedagógica voltada ao tema trânsito de forma contínua, para estimular os estudantes e a comunidade escolar a construírem um trânsito mais seguro e humano. As 254 escolas que vão receber o programa estão divididas entre as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054