Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 24 de outubro de 2020
-->
21/03/18 | 13:57
Educação inclusiva é debatida durante abertura da Semana Alusiva à Síndrome de Down

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou, nesta quarta-feira, da abertura da Semana Alusiva à Síndrome de Down, realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (Semmasdh), com uma palestra sobre inclusão escolar e práticas pedagógicas desenvolvidas pela rede municipal de ensino. O encontro aconteceu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no bairro Parque Dez.

Ao longo da semana, a secretaria tem desenvolvido uma série de atividades voltadas para os alunos com Síndrome de Down. Atualmente, a rede atende 1,5 mil deficiência intelectual, onde se encaixa essa síndrome. Dessa forma, a Gerente de Educação Especial, Reni Formiga, acredita que a secretaria precisa apresentar o trabalho desenvolvido e falar sobre Educação inclusiva.

“Considerando que a Semed atende estudantes da Educação Especial, ficamos envolvidos com ações inerentes com esse público. Nosso dever é palestrar e orientar. Durante a elaboração da semana propomos que apresentássemos informações importantes aos pais quanto aos professores”.

A palestra que aconteceu no auditório da instituição foi ministrada pela assessora do Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal, Maria Roseane de Menezes, que também é doutoranda em Educação Especial, e explicou as diferenças e cuidados necessários ao trabalhar com esse público.

“A criança que apresenta Síndrome de Down passa pelos mesmos processos de desenvolvimento cognitivo do desenvolvimento de aprendizagem que as outras crianças. Apesar de apresentar esse processo com atraso, ele evolui conforme os estímulos do professor, que deve utilizar recursos materiais especiais, imagens, vídeos, músicas entre outros elementos para esse trabalho. Trocar esses conhecimentos é fundamental”.

Atividades físicas, realizada por meio dos profissionais dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), foram outras atividades promovidas pela Semed como explicou a responsável pelos jogos, Shirley Amaral.

“Hoje nós temos um circuito de atividades em que vamos atender crianças a partir de um ano e o objetivo é envolvê-las para desenvolver as partes motora e social delas, que é uma preocupação da Semed”, finaliza.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054