13/05/16 | 11:41
Educação do campo começa a construir propostas para o 1º Fórum Municipal

Iníco ano letívo DDZ Rural.Com. Livramento. Fotos Cleomir (70)Gestores, professores, pedagogos, alunos e representantes de movimentos sociais das escolas de campo da rede municipal de ensino dão início, neste sábado, 14, ao primeiro pré-fórum de educação que vai para discutir, avaliar e sugerir novos caminhos no processo de ensino/aprendizagem desta área da educação fundamental. É o primeiro de cinco encontros que ocorrerão nas comunidades do rio Negro, rio Amazonas, AM 010 e BR 174 como preparativos para o 1º Fórum Municipal de Educação de Campo, que será realizado em julho. 

É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza os pré-fóruns. Neste sábado, o encontro será na Escola Municipal Kanata T. Ykua, no rio Cuieiras (Rio Negro) e, em seguida, em outras escolas pólos, como Manoel Chagas (19/06), Abílio Alencar (31/05), Maria Leide Amorim Alencar (31/05) e José Sobreira (04/06). 

Iníco ano letívo DDZ Rural.Com. Livramento. Fotos Cleomir (43)A ideia é utilizar os pré-fóruns para organizar a construção coletiva de uma proposta pedagógica especifica para escolas situadas em zonas rural e rodoviária da rede municipal de ensino. A assessora pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) que trabalha com educação do campo, Waldileia do Socorro Cardoso, explica que esse é um momento histórico, que dá início a uma grande discussão sobre os novos rumos da educação do campo no estado do Amazonas. 

“Serão cinco Pré-Fóruns que serão realizados, juntando coletivamente professores, gestores, comunitários e alunos desde a educação infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental para construção de uma proposta pedagógica específica para as escolas do campo, o que é um marco histórico dentro da Semed”, destacou. 

Ao final dos debates, será realizado o 1º Fórum Municipal de Educação de Campo, que deverá reunir aproximadamente 150 delegados de todas as categorias, no dia 22 de julho, quando será elaborado o relatório final para construção da proposta pedagógica da Educação do Campo. Essa proposta também será levada como contribuição para o Plano Municipal e Nacional de Educação. 

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

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