19/07/17 | 16:47
Dvisa faz vistoria para garantir qualidade da merenda escolar

O Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa) esteve na sede da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, localizada na Rua Anhanduí, em Flores, zona Centro-Sul, nesta quarta-feira, 19/7, para fazer levantamento das condições higiênicas e de armazenamento dos produtos destinados à merenda escolar. Esse tipo de visita costuma acontecer semestralmente e é uma medida para garantir que os alimentos distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) sejam de qualidade.

Durante a vistoria, foram coletadas 18 amostras de alimentos, como macarrão, leite e óleo para uma análise bromotológica, na qual se verifica se o alimento está enquadrado nas especificações legais, se há a presença de adulterantes, aditivos que são prejudiciais à saúde, se existiu contaminação com o tipo e o tamanho de embalagens, rótulos, desenhos e tipos de letras e tintas utilizadas.

Esse tipo de ação é realizada semestralmente e os laudos são emitidos em pelo menos 30 dias. O chefe do Departamento de Suprimento e Logística, Leís Batista, comentou sobre a visita da Dvisa. “Os relatórios anteriores foram todos favoráveis com todos os produtos sendo aprovados. Essa visita foi excelente. Essa ação é uma contrapartida ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) para liberação da verba para merenda”.

O agente da Dvisa, Claudemir Teles, falou sobre a importância da constante fiscalização da merenda escolar. “Sempre tem dado tudo certo, coletamos os principais insumos que chegam à merenda escolar e vamos fazer essa análise laboratorial. A secretaria tem todos os laudos que precisa para continuar com esse trabalho”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Divulgação/ SSIL

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054