06/04/15 | 18:09
Durante reunião da DDZ Oeste, secretária anuncia que começará visitas às escolas nesta semana

Mais de 80 gestores da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ 2) participaram de reunião que contou com a presença da secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt. Na oportunidade, a nova titular da pasta anunciou que, após ter participado das reuniões mensais das sete DDZs, iniciará as visitas às escolas municipais, nesta semana.

No encontro, foram expostas as ações que estão sendo desenvolvidas nas 84 unidades de ensino da DDZ 2 e cada gestor se apresentou individualmente à secretária, dando as boas-vindas a ela.

De acordo com a nova secretária da Semed, a interação com os profissionais é importante para conhecer o universo da rede municipal de ensino. Schweickardt destacou que, a partir desta semana, iniciará as visitas às escolas de todas as zonas geográficas da cidade, com o intuito de ouvir as reivindicações da comunidade escolar e conhecer a realidade na ponta.

“Eu sou muito pragmática, com os pés no chão. E o nosso chão é o chão da escola. Então, não tinha como eu tomar pé da secretaria lá do gabinete, sem poder ir às DDZs e escutar as angústias dos professores. Eu queria vir escutar vocês. Isso é muito bom. Eu tenho anotado tudo que me dizem, especialmente, em relação às escolas mais complicadas”, afirmou.

A secretária enfatizou que quer redefinir prioridades e estreitar relações com os servidores. “Nossa relação não é hierárquica, mas de fraternidade e solidariedade. O que posso garantir é que vou olhar com um pouco mais de cuidado e redefinir com vocês algumas das prioridades”, concluiu.

Interação

O gestor da Escola Municipal Dalvina de Oliveira, no Parque Riachuelo, José Francisco, parabenizou a secretária pela iniciativa de promover uma gestão participativa, onde ela, enquanto líder, primeiro ouve os seus liderados para depois traçar um plano de ação. “Hoje, na gestão pública, um dos pontos primordiais é o ouvir. Antes de se tomar decisões e traçar metas é necessário ouvir e é isso que a secretária está fazendo”, observou.

Informações
Durante a reunião, a direção da DDZ Oeste repassou informações relacionadas à Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e da Provinha Brasil, avaliações que os alunos da rede municipal de educação serão submetidos dos próximos dias 15 a 17 de abril. Entre os principais pontos debatidos estava o preenchimento do cartão de resposta, que até o 3º ano do Ensino Fundamental é feito pelo professor.

“Essas reuniões são superimportantes porque é um momento que, além de encontrarmos todos os gestores, a gente tem a possibilidade de discutir como podemos resolver situações na escola. As socializações de experiências sempre são muito boas”, falou a chefe da DDZ Oeste, Regina Ortiz.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054