19/10/17 | 17:12
Doação de sangue é um sucesso e supera média de coletas externas realizadas pelo Hemoam

Servidores da rede municipal de ensino concretizaram um ato de solidariedade e humanidade, doando sangue na unidade móvel de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que esteve durante toda a quinta-feira, 19/10, no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A Campanha Solidária de Doação de Sangue  faz parte da programação do Mês do Servidor, iniciada pela Prefeitura de Manaus desde a última segunda feira, 17/10, com  homenagens aos profissionais de todas as secretarias e órgãos da esfera municipal.

A campanha contou com a participação de servidores da Semed, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de Infraestrutura (Seminf), entre outros órgãos do município.

A coleta de sangue aconteceu das 9h às 16h. Já pela manhã compareceram 67 doadores e  57 bolsas de sangue foram coletadas, ou seja, 90% do total de pretensos doadores estavam aptos a doar. Isso que dizer que, ainda pela manhã, foi superado o número de bolsas de sangue pretendido pela Semed e que a campanha ultrapassou as 52 bolsas coletadas no estacionamento na sede da Prefeitura na última terça-feira, 17/10.

A assistente social da Coleta Externa do Hemoam, Margarethe Rodrigues, parabenizou a Semed por ter conseguido mobilizar um número significativo de servidores e explicou que levando em consideração outras coletas feitas pela unidade móvel do Hemoam  em órgãos públicos e lugares da cidade, a campanha foi um sucesso.

“Levando em consideração que em seis horas de coleta externa, que normalmente fazemos na unidade móvel conseguimos 40 bolsas, esta campanha foi um sucesso. Então, parabenizamos a Semed pela mobilização que fez para o sucesso deste evento e pela participação de todos os doadores”, explicou.

De acordo com a chefe da Gerência de Desenvolvimento do Servidor da Semed, Wânia Braga, o resultado de número de bolsas alcançadas foi positivo. Ela destacou, ainda, que os servidores entenderam a importância da campanha e saíram dos seus postos de trabalho para fazer parte do gesto de solidariedade e cidadania.

“Estamos muito felizes com o resultado, porque conseguimos só pela manhã 57 bolsas de sangue, superando as 50 bolsas que estávamos almejando. Isso para nós é motivo de alegria e sentimento de dever comprido. Por isso, queremos em nome de toda a secretaria agradecer a todas as pessoas que participaram da campanha”, disse.

Cada bolsa de 450 ml de sangue doado pode salvar a vida de até quatro pessoas. O procedimento dura pouco mais de dez minutos.

Lotada na chefia de Gabinete da Semed, a servidora Margarethe Rodrigues, que é doadora desde 1997,  frisou que doar sangue é um gesto de amor ao próximo e pode representar muito para pessoas que estão enfermas e precisando urgentemente de sangue.

“Doar sangue é um gesto muito nobre, que pode salvar até 4 vidas, por isso doo sangue há vários anos”, salientou.

Antes da coleta, os interessados passaram por uma triagem. Os doadores precisavam ter mais de 16 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar sob o efeito de medicação, ter se alimentado bem e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior.

Claudine Peres, servidora da Semsa, outra doadora frequente, destacou que a campanha é relevante para chamar atenção das pessoas sobre a importância de doar.

“Esta campanha serve para sensibilizar as pessoas sobre a importância de doar sangue, para dizer que cada um deve fazer sua parte como cidadão, ajudando e amando seu próximo”.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054