17/03/15 | 18:04
Divisões destacam a importância dos bons resultados em segundo dia de Seminário de Boas Práticas

Dando sequência ao calendário do 1º Seminário de Boas Práticas de Gestão Escolar, de 16 a 19 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou os eventos com a participação das Divisões Distritais Zonais Norte (DDZ3) e Centro-Sul (DDZ4), nesta terça-feira, 17. O encontro é alusivo ao Dia da Escola, que foi comemorado no dia 15 deste mês.

Com um total de 64 escolas municipais, a DDZ 3 Norte da Semed, realizou seu seminário, com tema “Gestor com foco em resultados”. O encontro foi realizado, na manhã desta terça-feira, 17, no auditório da Escola Municipal Jornalista Saba Raposo, localizada no Manoa.

Os diretores da divisão assistiram às palestras das Escolas Municipais com tema “O olhar pedagógico do gestor”, Rubens Sverner “Assim eu aprendo!” e Sérgio Augusto Pará Bittencourt com “Presença de pais ou responsáveis nas reuniões e resultados”.

Para o secretário da Semed, Humberto Michiles, o trabalho realizado nas escolas visa alcançar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Tudo isso começou com a decisão do prefeito de colocar a questão pedagógica como tema principal e central da escola. A partir deste contexto, deu-se uma direção para alcançar bons resultados, onde começamos a trabalhar com o foco para conquistarmos esses índices. Lembro-me de uma frase do prefeito ‘não queremos escolas que os alunos apenas frequentem, mas escolas que eles aprendam’. Cada dia que o aluno aprende alguma coisa está construindo uma base para fazer uma boa faculdade, fazer um bom concurso, ter um bom emprego, ter uma boa qualidade de vida e uma boa remuneração”, completou.

De acordo com a gerente pedagógica da DDZ 3, Elaine Teófilo, a reunião com os diretores é de suma importância para eles saberem o que vem sendo praticado nas outras escolas e alcançado com êxito na gestão escolar.

“Nós destacamos três gestores que tiveram uma ótima prática em 2014, onde esses educadores mostraram aos demais colegas como eles conseguiram promover as mudanças com um efeito muito positivo. O importante é que todos do encontro vão levar daqui novas ideias para dentro de suas escolas”, disse.

A diretora Lucicleia Duarte Aquino, da Escola Municipal Sérgio Augusto Pará Bittencourt, abordou o tema “Presença de pais ou responsáveis nas reuniões e resultados”, que conseguiu bons resultados com uma frequência maior dos pais na escola.

“Nós percebemos a pouca participação na reunião dos pais, por isso, nós resolvemos fazer uma estratégia para alcançar pelo menos 80% da presença dos responsáveis. Conseguimos dividir por séries, ou seja, para que os pais pudessem se sentir mais a vontade e participar das decisões da escola. Nós fizemos também um plantão pedagógico para verificar os pais que não participavam da reunião para ter a oportunidade de frequentar em outro dia. Com isso, conseguimos atingir os 80% que era nossa meta da participação mais efetiva dos pais”.

 

DDZ4 destaca gestão escolar para alcançar bons resultados

Os 55 gestores e assessores pedagógicos da Divisão Distrital Zonal Centro-Sul (DDZ4) se reuniram, na tarde desta terça-feira, 17, no auditório da Escola Municipal Jarlece Zaranza, localizada no conjunto Amazonino Mendes, na zona Norte de Manaus.

Na oportunidade, o secretário da Semed destacou a importância da realização do seminário para a melhoria da qualidade da educação. “É o primeiro seminário deste tipo que está sendo realizado na Semed. São experiências que deram certo, que melhoraram o desempenho das nossas crianças, dos nossos jovens e que nós queremos compartilhar com outras escolas. No momento em que os gestores fazem a exposição, são feitos questionamentos pelos colegas para ver como se pode aplicar aquela experiência em situações semelhantes em sua escola. O seminário traz um clima de comprometimento do educador, que faz toda a diferença em sala de aula, na sua escola”, informou.

A chefe da DDZ Centro-Sul, Valéria Marreiro, abriu as palestras falando sobre ‘Gestão Escolar, alcançando bons resultados’. De acordo com ela, há metas dentro da educação que precisam ser alcançadas para que os bons resultados apareçam.

“O seminário foi uma boa iniciativa por parte da Semed, pois é dada a possibilidade de uma troca de experiência para que os gestores mostrem como alcançaram suas metas. Por isso escolhi este tema, pois existem objetivos dentro da escola que precisam de planejamento para poder alcançar as metas”, relatou.

Ao todo, 55 gestores da DDZ Centro-Sul, participaram do seminário e prestigiaram a gestora Clair Fátima Ribeiro, da Escola Municipal Érico Veríssimo, palestrando sobre o tema ‘Registro das Práticas Bem Sucedidas’. A gestora destacou, ainda, a importância do apoio do Instituto Aquila para ajudar no bom desempenho das escolas.

“Nossa escola está com 98% de qualidade em Educação Infantil  e 99% no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Hoje, apresentamos um banco de práticas pedagógicas simples que deu certo na escola. O Instituto Aquila nos ajudou bastante, com sua metodologia de ensino, para que essas práticas dessem certo e tivéssemos esse sucesso”, contou.

Palestraram, ainda, a pedagoga Rosenice Cordeiro, da Escola Municipal Lea Alencar Antony , que falou sobre ‘Atratividade  das Aulas’, e a gestora Izilene  Gomes  da Silva, da Escola Municipal Biólogo Adolpho Ducke, que palestrou sobre ‘recuperação  dos Alunos’. Os gestores receberam certificados pela participação e a DDZ Centro-Sul  foi premiada como a divisão que mais se destacou na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE).

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga e João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos e Rodemarques Abreu

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054