29/07/19 | 15:36
Divisão Distrital da zona Sul recebe o projeto Manaus itinerante: ‘Qualidade de Vida na Aposentadoria’

Servidores da rede municipal de ensino da Divisão Distrital zona Sul participaram na manhã desta segunda-feira da Manausprev Itinerante: ‘Qualidade de Vida na aposentadoria’. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, no bairro Parque Dez e tem como objetivo esclarecer as dúvidas em relação à aposentadoria dos servidores da rede.

A ação é resultado da parceria da Semed, por meio da Gerência de Desenvolvimento do Servidor e o Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev), do programa “Manaus Itinerante”. O evento contou com aproximadamente 60 pessoas, que representaram as 69 escolas contempladas pela DDZ Sul.

Os participantes eram servidores das unidades de ensino que estão mais próximos da aposentadoria e representantes fora deste perfil, mas repassarão as orientações para todos os profissionais das escolas.

O palestrante, analista previdenciário da Manausprev  e membro do comitê de investimento, Caio Cesar Andrade, explicou a relevância de uma ação como esta. “Isso é importante para difundir a cultura previdenciária, muitos servidores não têm o costume de estudar sobre a previdência, ter um cuidado referente aos seus documentos. Algo que eu falo muito é referente a inscrição de dependentes porque isso vai repercutir, um evento como este é importante porque difunde o ensino previdenciário para o s servidores municipais”, completou.

O analista também citou que uma das maiores dificuldades dos servidores é  justamente saber certos direitos, que às vezes eles não sabem ou têm dificuldades para saber quais as diferenças para quem é professor adaptado, como trazer o tempo de serviço para a rede municipal, entre outras peculiaridades.

A assistente social da DDZ Sul, Margareth Leal também comentou o objetivo da ação. “A principal pauta é justamente orientar o servidor que está para se aposentar para que ele tenha uma noção da legislação previdenciária, em que perfil ele se enquadra. É  interessante porque ele vai saber em qual regra se adequa e desta forma vai se preparar para o futuro com uma organização financeira melhor”, disse.

Heloísa Uchoa é professora adaptada da Escola Municipal Anastácio Assunção e está na Semed desde 1984, hoje é secretária da unidade disse que apesar de não pensar em se aposentar agora, gosta muito de eventos sobre o assunto. “Eu gosto de vir para eventos assim, quando eu estava em sala de aula à gente sempre recebia o comunicado que teríamos que vir aqui para as reuniões, eu aprendo muito, mesmo que não querendo aposentar agora, aprender não faz mal a ninguém”, pontuou.

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054