13/03/15 | 17:37
Divisão de Educação Infantil divulga cronograma de atividades para as DDZs


A Divisão de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu, na tarde desta sexta-feira, 13, as coordenadoras da Educação Infantil das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e tutores do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) para tratar do cronograma para o ano letivo de 2015 e realizar um balanço parcial do início dos trabalhos nas escolas.

De acordo com a chefe da DEI, Izânia Souza, o objetivo da reunião, que acontece a cada dois meses, é de integrar o trabalho realizado nas sete DDZs e tirar as dúvidas levantadas nas escolas pelas coordenadoras.

“Além de reunir as nossas coordenadoras, nós também reunimos com os tutores do PESC, que é o único programa da rede voltado para a Educação Infantil. O nosso objetivo é de integrar, socializar e dar o encaminhamento para 2015, tirar as dúvidas e entrar em consonância com todos os assuntos da DEI, orientando as demandas para o decorrer do ano letivo referente à Educação Infantil”, informou.

Os encontros são tratados como importantes para o desenvolvimento do trabalho dos coordenadores nas DDZs, como destacou Andrea Vale, coordenadora da Educação Infantil na DDZ Oeste.

“A reunião subsidia o nosso trabalho, pois temos uma responsabilidade muito grande de acompanhar e coordenar várias escolas ao mesmo tempo, no caso da DDZ Oeste são 40 unidades que atendem a Educação Infantil. Esses encontros nos dão respaldo para tirar dúvidas que os professores passam para os pedagogos e esses nos repassam, assim podemos levar uma resposta para eles de acordo com o que nos é passado pela DEI”, relatou.

Coordenadora pedagógica do PESC, Risoleia  Lopes da Silva, explicou o papel dos tutores dentro das escolas que atendem Educação Infantil. O programa é responsável pela distribuição de material lúdico que é usado pelo professor em sala de aula com os alunos.

“O PESC trabalha com todo o material didático que está na escola, o material lúdico,   e no momento temos uma equipe formada por sete tutores. Eles vão até a escola para enriquecer o conhecimento do professor, auxiliando nas atividades para elaborar o melhor para o aluno. Não estamos nas escolas para mudar o professor, para mudar o seu trabalho, e sim para somar, pois o professor é quem está diariamente com o aluno e ele sabe o que pode ser melhor trabalhado para cada turma. Além desse auxilio nós também vistoriamos o material distribuído, como a lousa digital, que é uma das mais usadas”, relatou.

Sandra Sampaio, coordenadora de Educação Infantil da DDZ Norte, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo PEC nas unidades de ensino.

“Com o PEC, é retomado a importância do lúdico na Educação Infantil, o que não se pode perder. Temos trabalhado muito isso com os pedagogos e com os professores, para que possa ser repassado um trabalho de qualidade para nossos alunos. Nós, como coordenadoras, demos o trabalho de assessoramento para que esse trabalho seja direcionado de acordo com as orientações que nos são repassadas pela Divisão de Educação Infantil”, relatou.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

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