16/12/14 | 17:40
Divisão Centro Sul trabalha cultura afro-brasileira e indígena em sua 1ª Mostra de Artes de Cmeis

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Divisão Distrital Zona Centro Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizaram uma mostra de dança que abordou as culturas afro-brasileira e indígena, nesta terça-feira, 16. A 1º Mostra de Artes dos Cmeis da DDZ Centro Sul envolveu 120 alunos de 16 unidades de ensino da divisão.

A mostra foi realizada no auditório da Escola Municipal Raimundo Teodoro Bontinelly Assumpção, localizada no bairro Riacho Doce 2, zona Norte. Apresentação de danças, lendas e culinária , além de exposições de cartazes fizeram parte da programação da Mostra.

As leis 11.645/08 e a 10.639/2003 tornam obrigatório o ensino dessas culturas todas as esferas e níveis de ensino. “Objetivo desta mostra é trabalhar com nossos os alunos de forma lúdica e diferenciada as leis vigentes que tratam sobre a cultura afro-brasileira. Queríamos fazer um link entre a nossa cultura e a afro. O evento também marca o encerramento das atividades dos Cmeis e visa sensibilizar o lado artístico das crianças, além de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas escolas por meio das apresentações e dos panéis”, explicou a assessora de diversidade da Divisão Centro Sul, Maria Solange Oliveira.

O Cmei Magnólia Frota trabalhou a culinária. A gestora da unidade, Lorena de Castro, disse que eventos como este são importantes para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos. “Essas atividades permitem que os alunos entendam com mais facilidade determinados assuntos. Além disso, trabalha a questão da oralidade, do raciocínio lógico, a coordenação motora, a psicomotricidade e seu lado artístico, ou seja, é muito importante para desenvolvimento deles”, descreveu a gestora.

“Acredito que todas as iniciativas que visem conscientizar e respeitar pessoas negras e indígenas são válidas, porque, ainda, há muito racismo e falta de conhecimento por parte de algumas pessoas”, disse a avó da aluna Andreza Isabelly, do Cmei Padre Cláudio Dalbon, a dona de casa Rejane Martins

No fim da Mostra foi entregue certificados aos participantes.

 

TEXTO: Emerson Felipe

FOTO: Cleomir Santos/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188