25/07/17 | 9:01
Diretores e chefes da Semed participam de Workshop de Divulgação dos Indicadores e Metas da secretaria

Até o fim do ano, uma série de medidas serão tomadas pela a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para melhorar o desempenho das áreas administrativa, pedagógica e de infraestrutura do órgão. As metas, indicadores e ações traçadas para 2017 foram apresentadas pelos chefes de divisão e departamentos, na tarde desta segunda feira, 24/7, durante no Workshop de Divulgação  dos Indicadores e Metas da Semed, realizado no auditório do Hotel Mercure, localizado na Avenida Recife, zona Centro-Sul.

Os dados apresentados  são frutos de estudos e análises  feitos nos últimos meses por setores estratégicos ligados às subsecretarias de Gestão Educacional (SSGE), de Infraestrutura e Logística (SSIL)e Administração e Finanças (SSAF)da Semed.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou que o workshop é um marco  e, além disso, salientou que o fez a secretaria alcançar bons resultados, principalmente, na  área pedagógica, foi  o trabalho árduo, aliado a um plano estratégico e cumprimento de metas.

 “Nestes anos de vacas magras, conseguimos construir uma Semed mais forte em termos organizacionais, graças a metas mais definidas e com clareza nas estratégias”, explicou.

A secretaria enfatizou ainda que a atividade serviu para aliar forças e montar um plano de trabalho em prol da educação municipal.

“Acho importante este momento para as pessoas pactuarem as metas, exporem suas dificuldades, desafios e partilharem estratégias exitosas”, salientou.

 

Workshop

Apresentaram indicadores, metas e ações, setores como: Departamento de Pessoal, de Planejamento (Deplan), de Gestão Educacional (Dege), Departamento Geral dos Distritos (DEGD) e Departamento Administrativo e Financeiro  (Deafin), bem como a Divisão de Pessoal, dentre outras.  Na área pedagógica, foi exposto, por exemplo, o indicador relacionado à utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, o impacto das formações dos professores na aprendizagem dos alunos e a melhoria na aprendizagem dos estudantes por meio da qualificação dadas aos docentes.  Nestes três aspectos as metas a serem alcançadas variam entre 20% a 60%. Além disso, foi mostrado o que vem sendo feito para trabalhar o resgate de alunos em potencial abandono e outros parâmetros ligados ao trabalho desenvolvido nas Creches, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE).

Na área administrativa foi  explicado que para manter o quadro de professores de qualidade nas unidades de ensino a Semed fará um remanejamento de uma forma que adéque o professor na sua disciplina, ou seja, na área em que é formado. Ainda nesta área foi exposto que a rede municipal de ensino fará ao longo deste ano campanhas de combate ao desperdício, o uso planilhas de controle diário e orientações em toda rede para diminuir gastos nas contas de água e energia em um montante de R$ 45,2 milhões. Outra meta mencionada ainda neste campo é que o órgão vem cumprindo mensalmente o prazo de entrega dos balanços ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) e que está  fazendo tudo que está ao seu alcance para honrar pagamentos referentes a contratos e prestação de serviços.

A chefe da Divisão de Pessoal, Altina Magalhães, disse que o workshop é relevante para mensurar os resultados, pontos positivos e possíveis intervenções. “Vejo este momento como importante e precioso, porque aqui cada setor esta discutindo as ações e metas que refletirão na meta final da secretaria que é o aprendizado pleno dos alunos”, enfatizou.

O workshop foi coordenado por representantes do Instituto Áquila. Segundo o consultor sócio do Instituto Áquila e principal articulador da atividade, Vinícius Barros, os indicadores demonstrados têm uma relação direta com os resultados pretendidos pela secretaria e oferecem subsídio para o órgão direcionar seus esforços para alcançar sua principal meta, que é oferecer uma educação de qualidade em Manaus.

“A partir destes indicadores, os setores poderão trabalhar de forma alinhada e focada para a melhoria dos resultados educacionais, que é o objetivo maior da secretaria” destacou.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054