07/11/16 | 16:01
Diretor escolar premiado de Manaus vai explicar em Brasília êxito em projeto educacional

07-11-16-Educador participará de Audiência Pública no Congresso Nacional (2)O melhor diretor escolar do Brasil, prêmio concedido a Rodrigo Barbosa Fróes, da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no Bairro da União, zona Centro-Sul de Manaus, participará, na próxima quarta-feira, 9, de audiência pública na Comissão de Educação do Congresso Nacional, em Brasília. A premiação a Rodrigo foi concedida pelo prêmio Educador Nota 10, da Fundação Vitor Civita.

No evento, em Brasília, ele vai explicar como implantou o ‘Projeto Educação de Qualidade: Responsabilidade de Todos’ e transformou a escola em que trabalha numa das melhores da rede municipal de ensino de Manaus.

O diretor explicou que há quase dois anos, quando assumiu a direção da escola, ele colocou em prática a gestão democrática, dando voz a todos os atores que compõem a comunidade escolar e valorizando os profissionais da unidade de ensino. Para ele, essa foi a fórmula do sucesso.

“A escola tem que ser assim, tem que ser um espaço democrático, onde todos têm voz e vez. O esforço é coletivo e todos somam para um só fim, que é oferecer uma boa educação e uma boa escola”, afirmou”, destacou, afirmando que pretende ressaltar durante o evento a importância da gestão integrada e da valorização dos profissionais para que bons desempenhos escolares sejam alcançados.

Desde que Rodrigo assumiu a Escola Antônio Matias Fernandes foi possível observar avanços significativos nos índices educacionais. O rendimento escolar subiu, saindo de 74% em 2014 para 88% no ano seguinte. Houve uma redução de 50% no índice de evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 7% no mesmo período, além do avanço de 3,5 para 4,8 na nota do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) de 2015, alcançando assim o número projetado para 2021.

Diante de tantas conquistas, o diretor Rodrigo Fróes afirma que mantém os pés no chão e sonha em melhorar ainda mais os índices educacionais da escola. No entanto, ele confessa que jamais imaginou chegar tão longe em sua profissão.

O Projeto

O Projeto ‘Educação de Qualidade: Responsabilidade de Todos’ teve início em janeiro de 2015 com foco principal na valorização dos servidores, pais e alunos em uma gestão democrática. O primeiro ato foi otimizar a estrutura física da unidade de ensino, eliminando a sujeira e entulhos e organizando a secretaria.

Em seguida, todos os projetos educacionais realizados foram repensados, aprimorados e ampliados. A inspetora Maria do Carmo Braga, 62, uma das primeiras funcionárias da escola e que trabalha no local há 36 anos, não tem dúvidas em afirmar que a escola vive seu melhor momento.

“Hoje existe respeito com as pessoas. Não há diferença de tratamento e importância entre os funcionários da escola. Fiquei muito emocionada com o prêmio, porque nós temos um grupo comprometido com a educação. Hoje, a escola é diferente”, disse, lembrando que os quatro filhos e os dois netos estudaram no Antônio Matias.

Aluna do colégio há 5 anos, Jully Moreira, 14, do 9º ano, conta que participa do Projeto Encant-Art, praticando dança e poesia. Ela afirma que a atividade passou a ser valorizada nos últimos anos, com um evento que reúne toda a comunidade.

“Mudou bastante coisa aqui na escola. O nosso diretor deu uma ênfase na arte. Todo mundo aqui ficou feliz e orgulhoso com o prêmio que o diretor recebeu”, disse.
Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054