08/09/16 | 10:34
Desfile cívico municipal abre programação da Semana da Pátria

02-09 - Desfile Pátria - Semed 2Alunos da rede pública municipal de ensino abriram as cerimônias da Semana da Pátria com o Desfile Cívico Escolar, na tarde desta sexta-feira, 2, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste. O tema deste ano foi “Garantia do Direito de Aprendizagem para Construção de uma Cultura de Paz e Solidariedade”.

Em alusão à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, comemorado no dia 5 de setembro, e à Independência do Brasil, no dia 7, aproximadamente 3 mil pessoas, entre estudantes e educadores da rede municipal de ensino participaram da programação.

Os 2,6 mil estudantes e aproximadamente 400 educadores são de 147 escolas municipais, que desfilaram divididos em pavilhão e dez pelotões por 700 metros da Av. Coronel Teixeira. Representantes da Marinha do Brasil, por meio do 9° Distrito Naval, também desfilaram.

02-09 - Desfile Pátria - Semed 3A abertura do evento contou com a apresentação do grupo ‘Curumim na Lata’, do Centro Municipal de Artes e Educação (Cmae) Aníbal Beça, e dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Etelvina de Cássia Mourão.

Após o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da secretária da Semed, Kátia Schweickardt, abrir oficialmente a cerimônia, os pelotões, com 200 alunos cada, desfilaram mostrando um pouco do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Entre os pelotões, havia o de projetos, dos Cmeis, e dos alunos da educação especial.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, o envolvimento dos alunos da rede municipal de ensino no desfile cívico simboliza neste momento cívico o amor de cada um deles pelo Amazonas e pelo Brasil. “Essa é uma demonstração de amor por seu Estado, por seu País. Isso é importante para que desde cedo eles aprendam valores que vão torná-los pessoas honradas, comprometidas com deveres e bons cidadãos”, disse.

FOTO MARINHO RAMOS -SEMCOM (2)De acordo com Kátia Schweickardt, um dos objetivos da Semed com a realização do desfile é mostrar a força da educação municipal em Manaus em formar cidadãos. “Uma das mais importantes missões da educação é formar o espírito e a consciência da cidadania. E este momento serve para refletirmos a importância dos símbolos nacionais, que nos unifica como brasileiros”, destacou.

Um dos alunos que participou dos pelotões foi Igor Dias, estudante da 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Abílio Alencar, que participou da atividade pela primeira vez. “Estou feliz por estar aqui. Em meio à crise política que o Brasil passa, vejo este momento como uma forma de lutar pelo país, de demonstrar as coisas boas que há nele e dizer que acredito nele”, comentou.

 

Fotos: Marinho Ramos / Semcom e Divulgação / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054