08/09/15 | 9:39
Desfile cívico escolar reúne 7 mil alunos das redes públicas municipal e estadual

IMG_9030Com alunos de 70 escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou do desfile cívico escolar, no início da noite deste sábado, 5, no Centro de Convenções (Sambódromo). O evento marca as comemorações da elevação do Amazonas à categoria de Província e da Semana Pátria.

Neste ano, a programação reuniu aproximadamente 7 mil estudantes, segundo dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O desfile também reuniu entidades educacionais particulares, instituições educacionais militares e entidades sociais. Representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto parabenizou os estudantes. “Estão de parabéns tanto a Seduc e a Semed porque estão proporcionando ao povo manauara relembrar o dia histórico que foi o 5 de setembro, elevação do Amazonas à categoria de província. Prefeitura e Estado se uniram num desfile muito bonito que marca em nossa memória a importância dessa data para a nossa autonomia política. E isso ainda mais no momento que a gente vive hoje. O lado cívico precisa estar aflorado para podermos encarar os desafios que nós vamos ter pela frente”, afirmou Wilker.

IMG_8989A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, ressaltou a importância da participação dos alunos, professores e gestores, mas principalmente o momento de reflexão sobre o atual momento do país; em que, segundo ela, o papel da Semed é se preocupar com a formação do futuro cidadão. “A Semana da Pátria deste ano é especial, porque o Brasil está vivendo uma crise como há anos a gente não vê. Não é só uma crise financeira, mas que está balançando nossas estruturas, muito relacionada às questões éticas e morais. Nós, da educação, precisamos aproveitar esse momento para reforçar esses princípios com as nossas crianças, pois somos responsáveis pela formação delas muito pequenininhas. A gente precisa renovar nelas a esperança, e sobretudo, o compromisso e responsabilidade de que um Brasil melhor depende de cada um de nós”.

IMG_9121A professora de Educação Física, Eneida Afonso, coordenadora da Semed no desfile, disse que a rede de ensino participou das comemorações de elevação do Amazonas à categoria de província, mas ressaltou o trabalho da secretaria com a formação dos alunos como cidadãos. “Na atual situação do Brasil, é importante que nós coloquemos nosso amor à pátria em primeiro lugar. Esse civismo dos nossos alunos é fundamental ao nosso Estado e município nesse momento”, completou.

Homenagem
Ao final do desfile, o vice-governador Henrique Oliveira homenageou 42 alunos da rede municipal de ensino com medalhas, devido ao bom desempenho nas avaliações realizadas pela Semed no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Também foram homenageados 70 alunos destaques da Seduc.

Por ter alcançado nove em matemática e oito em português na prova de Avaliação de Desempenho Escolar (ADE) da Semed, a aluna do 9º ano, Rebeka Martins, 15, da Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, bairro Amazonino Mendes, zona Norte, ganhou uma medalha do poder público estadual. Para ela, foi algo marcante e que servirá como fator motivacional para alcançar seus objetivos no futuro.

IMG_9008“Essa medalha representa muito porque é o esforço de nosso estudo. Acho que é uma força para continuar estudando para ser alguém na vida. Esse momento me faz querer estudar mais e chegar ao meu objetivo: ter um futuro bom e estudar medicina. Vou lutar para isso e vou conseguir”, declarou.

Desfile
A Semed contou no desfile com a participação de 42 alunos destaques em projetos, nas avaliações da Secretaria, fanfarra da Escola Municipal Vicente de Paula, 70 alunos do pelotão de gala e pelotão de 140 educadores da Semed.

A prefeitura também com agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), orientando o acesso ao Sambódromo; ambulâncias do SAMU, fiscais da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef) no controle do comércio de ambulantes, bem como garis da Semulsp que garantiram a limpeza da área durante e após o desfile.

Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054