02/09/14 | 14:13
Desfile cívico escolar percorre as ruas do Bairro Lagoa Azul

Os moradores do Bairro Lagoa Azul, na zona Rural de Manaus, prestigiaram o desfile cívico dos alunos das Escolas Municipais José Marques de Almeida e São José na manhã desta terça-feira, 2. A ação faz parte da programação da semana da pátria. Cerca de 200 estudantes participaram.

Ao som da fanfarra da Escola Estadual Sólon de Lucena, os alunos levaram às ruas a mensagem de paz e solidariedade. ‘Desfile Escolar 2014: cultura de paz e solidariedade construindo uma sociedade onde todos têm o direito de aprender’ foi o tema do desfile. Cada turma vinha dividida em pelotões. Um bloco apresentou os alunos medalhistas nas Municipíadas de 2013.

A dona de casa Samira Costa foi para a porta de casa e acompanhou o desfile. Ela gostou da iniciativa da escola.

“Moro aqui a pouco tempo. E não sabia que acontecia esse desfile. É muito bonito. Acho importante as crianças aprenderem a amor o Brasil”, disse.

Vestida de verde e amarelo, a serviços gerais Socorro Oliveira entrou no clima e acompanhou todo o percurso do desfile. Moradora antiga do Bairro Lagoa Azul, ele diz que importante incentivar as crianças a comemorarem essa data importante.

“Eu estou de verde e amarelo porque eu sou brasileira. Tem cinco anos que participo porque acho importante me envolver com ações da escola”, falou.

Regina Costa, 10, do 4º ano, lembrou que o desfile também comemorou o dia do soldado, que é celebrado no dia 25 agosto.

Honra

A aluna Gabriela Santos, do 5º ano, teve a hora de levar a bandeira do Brasil durante os quase 40 minutos de desfile. Tímida, ela afirmou que estava honrada por ter sido escolhida para levar a bandeira do país.

“Gostei de ser escolhida para levar a bandeira do Brasil. É muito importante”, afirmou.

 Ao final do desfile, alunos, pais, professores e comunitários cantaram em coro o hino nacional.

Culminância

Segundo o gestor da Escola Municipal São José, no Km 53 da Rodovia AM-010, Alexandre Lobo, todas às sextas-feiras há um momento cívico com os alunos da unidade de ensino, onde eles cantam os hinos do Brasil, do Amazonas e de Manaus. Uma vez ao mês, são comemoradas datas importantes relacionadas ao país.

“Essa momento do desfile é a oportunidade de compartilharmos com a comunidade aquilo que já fazemos na escola. Trabalhamos a questão do civismo porque acreditamos que é importante a criança aprender a ser patriota. Isso também é tarefa da escola”, salientou.

Já o gestor da Escola Municipal José Marques de Almeida, Juarez Evangelista, lembrou que a parceria entre as duas escolas da AM-010 acontece há cinco anos, mas que em 2014 a presença da comunidade foi maior.

“A comunidade abraçou a causa e veio para a rua com nossas crianças. Foi muito bacana”, lembrou.

TEXTO: THIAGO BOTELHO

FOTOS: CLEOMIR SANTOS