27/06/17 | 16:18
‘Descomplicando a Matemática’ é tema de Feira de Ciências em escola municipal

Cerca de 700 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus, estiveram envolvido na 5ª Feira de Ciências da unidade de ensino, que aconteceu nos dias 22 e 23/6, e trabalhou o tema “Descomplicando a Matemática no Universo da Ciência e Cidadania”. A ação foi coordenada pelas professoras de Ciências, Adriana Souza e Rosinalva Araújo.

A escolha do tema é uma forma de envolver os alunos, acabar com a polêmica em torno da disciplina e conscientizar os estudantes de como a matemática está presente no cotidiano das pessoas. “Alguns alunos fazem da matemática um bicho de sete cabeças, mas com as atividades que foram desenvolvidas para a feira, eles perceberam o quanto é simples e necessário conviver com os cálculos”, comentou professora Adriana.

Para a realização das atividades, os alunos participaram de oficinas com os estudantes do curso de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), palestras com representantes do Projeto Cosmos, que promove oficinas envolvendo a Astronomia, e ainda aulas com geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Vários trabalhos foram apresentados como: Um Mundo Eletrizante, Medicação na Dosagem Certa, Aprendendo Geometria com as Bolhas de Sabão, Medindo a Intensidade da Chuva, Reciclagem e a Matemática, O Ciclo da Dengue e Exposição de Desenhos dos Alunos da Educação Especial.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Divulgação/ Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054