17/04/15 | 18:09
DEF realiza 1ª reunião de 2015 com assessores de educação ambiental e fiscal

A Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação realizou, na tarde sexta feira, 17, a 1ª reunião com o grupo de trabalho de Educação Fiscal e Ambiental da Semed, com o objetivo de repassar orientações e encaminhamentos das ações realizadas durante o ano de 2015 do grupo. A reunião aconteceu na sala de jogos educacionais da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e contou com a presença de assessores da Educação Fiscal e Ambiental das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed .

No decorrer do encontro, foi discutido sobre o Programa de Educação Fiscal, o curso de disseminadores de Educação Fiscal, Educação Financeira, o Projeto Tudo de Bom, Educação Ambiental e Educação para o Trânsito.

A chefa da DEF, Esther Albuquerque, discursou um pouco sobre as metas da secretaria quanto à Educação Ambiental e Fiscal. Na oportunidade, ela também ressaltou a  importância da socialização entre os assessores e os técnicos da secretaria.

“Hoje, a divisão inicia uma série de reuniões com o objetivo de dar encaminhamentos às escolas e DDZs sobre o trabalho das frentes de programas e projetos que a nossa divisão coordena. Estas reuniões são importantes porque norteiam as ações das escolas, quanto a temas transversais e ao plano de ação ambiental. Com isso, podemos subsidiar e dar suporte às ações desenvolvidas pelas escolas, dentro destes temas”, explicou Esther

Quanto à Educação Ambiental foi abordado o acompanhamento da agenda ambiental escolar de 2015, o trabalho em conjunto entre assessores da Gide e de Educação Ambiental da secretaria nas escolas e sobre o link no  site da Semed, entre outros.

“Na reunião, quanto a Educação Ambiental,  além de repassarmos orientações , faremos com que os assessores pedagógicos utilizem a agenda ambiental escolar como  a identidade da Educação Ambiental na Semed, ou seja, desenvolvendo mais atividades e em todas modalidades de ensino, como rege a constituição federal, no artigo 225”, disse o coordenador da Educação Fiscal da Semed, André Soledade.

Na parte da educação fisca, foram passadas aos assessores possíveis sugestões de atividades a serem trabalhadas em sala de aula, a meta de se fazer um levantamento das escolas que têm disseminadores de Educação Fiscal e de verificar se o tema está sendo trabalhado em sala de aula pelos os professores e escolas da DDZs da Semed.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054