07/11/14 | 18:04
Debate para garantir melhoria na educação no País marca encerramento de encontro em Manaus

O debates sobre as ações que podem trazer melhorias para a educação marcaram o encerramento da 24ª edição do Encontro da União Nacional dos conselhos Municipais de Educação (Uncme), que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 7, no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping.

O encontro reuniu representantes dos conselhos de todos os Estados brasileiros, além de representante do Ministério da Educação (MEC) e outras instituições nacionais voltadas para a educação, como destacou a presidente nacional da Uncme, Gilvânia Nascimento.

“Para nós foi possível retirar resultados bastantes positivos, tivemos uma ampla participação de vários municípios brasileiros, representantes de todos dos estados do Brasil. Discutimos pautas para o Plano Nacional de Educação e sobre os grandes desafios para a educação brasileira. Discutimos de forma séria com representantes de instituições a quem competem garantir o direito da educação. Foi um saldo fundamentalmente positivo, pois, aqui conseguimos firmar compromissos importantes com essas instituições no sentido que a gente possa fazer uma grande articulação para o fortalecimento dos conselhos de educação”, informou a presidente.

A subsecretária de gestão educacional da Semed, Ana Falcão, também destacou a oportunidade poder discutir de forma nacional a educação.

“Este encontro foi uma oportunidade conhecer a realidade da educação de vários municípios, expor a experiência do nosso conselho. Esse momento de encontro há a possibilidade de construir proposta para levar ao MEC, de maneira nacional, sempre com vista da melhoria da educação de modo geral”, relatou.

Formar os conselheiros e buscar condições para a criação de mais conselhos de educação em outros municípios também foram objetivos importantes do encontro, como destacou a presidente do Conselho Municipal de Educação (MEC) de Manaus, Elaine Ramos.

“A temática voltada para a criação de conselhos de educação e sistemas de trabalhos dos municípios, além da formação de conselheiros foram objetivos importantes deste encontro. A importância é muito grande, ainda mais por ser realizado em Manaus, já que muito dos nossos conselheiros têm dificuldades de acompanhar os encontros nacionais, podemos fomentar ação para que se resolvam problemas educacionais dos munícipios. Tivemos vários parceiros, como a Unicef, o MEC, o Todos Pela Educação, Ação Educativa, Fórum Nacional de Educação e Ministério Publico, que ajudaram na realização deste evento”, finalizou Ramos.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu