13/11/18 | 12:32
DDZ Sul realiza Socialização de Prática Formativas de 35 unidades de ensino

Coordenadores dos Telecentros de 35 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentaram os trabalhos pedagógicos desenvolvidos com uso das tecnologias empregadas em sala de aula pela secretaria, na Socialização de Práticas Formativas da divisão, realizada nesta segunda-feira, 12/11, no auditório do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no bairro Crespo, Zona Sul.

Os recursos tecnológicos e programas como Procurumim, Khan Academy, Proinfo, Prouca, Profuturo e Árvore do Conhecimento, utilizados na rede municipal de ensino atendem alunos da Educação Infantil, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o gerente pedagógico da DDZ, Anderson Rodrigues, o século XXI demanda recursos e abordagem de tecnologia de forma que o professor trabalhe o currículo escolar de forma mais atualizada, influenciando positivamente na qualidade de aprendizagem dos alunos.

“A socialização é justamente a experiência que a escola teve durante o ano e apresenta para a comunidade de um modo geral. Esses recursos são essenciais para o processo pedagógico e enriquecem, cada vez mais, as aulas”, comentou.

Com resultados expressivos na disciplina de matemática, a Escola Municipal João Valente, no bairro da Betânia, apresentou as atividades realizadas com os recursos do Programa Khan Academy, envolvendo aproximadamente de 86 alunos do 4º e 5º anos. A coordenadora do Telecentro, Debora Mascarenhas, afirmou que todo esforço tem sido recompensado com o rendimento dos estudantes.

“A matemática não é mais um bicho de sete cabeças, porque eles conseguem assimilar todo aprendizado em sala de aula, somando com o Telecentro e a plataforma. Eles conseguem desmistificar aqueles assuntos de forma lúdica. Eles têm evoluído muito na matemática e também em português”, citou.

Utilizando a tecnologia do Procurumim e Khan Academy, a Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, no bairro Presidente Vargas, apresentou o trabalho realizado no Telecentro, com os alunos do 1º e 2º ano, na construção de cinco robôs, de acordo com a visão dos estudantes, sobre a transformação ambiental trazida pelo Prosamim na comunidade.

“O disciplina em que os recursos mais se destacaram, apesar de ser um trabalho interdisciplinar, foi a de Ciências, por conta dessas transformações que o bairro vem sofrendo, estando a escola literalmente no meio dessa obra. Os robôs que eles fizeram, dão destaque às máquinas que estão trabalhando no local”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054