13/11/18 | 17:19
DDZ sul realiza Painel Gerencial de Diretores para discutir resultados do 3º bimestre

As estratégias pedagógicas desenvolvidas para a aprovação no 3º bimestre, com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foram apresentadas nesta terça-feira, 13/11, no Painel Gerencial de Diretores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul. O evento reuniu gestores de 41 escolas municipais da divisão, na Sala Paulo Freire da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O objetivo foi de proporcionar momento de análise e discussão do rendimento escolar, assim como a socialização de estratégias de intervenções pedagógicas, para a melhoria do processo educacional. Os gestores das unidades de ensino realizaram a exposição dos resultados e intervenções com os alunos divididos por modalidades: Bloco pedagógico, 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.

De acordo com o gerente pedagógico da DDZ Sul, Anderson Rodrigues, a meta da divisão é ter 95% dos alunos aprovados pelas escolas. Ele disse que tudo está sendo realizado para alcançar esse objetivo.

“Nós temos um desafio muito grande de chegar a 95% de aprovação ao termino do 4º bimestre. Esse momento do painel gerencial é justamente trazer esses diretores para discutir os resultados e pensar juntos o que podemos fazer de ações e intervenções pedagógicas”, comentou.

Resultados

Com resultados bem expressivos, a Escola Municipal República do México, no conjunto Beija-Flor, vem sendo um dos destaques da divisão. No 1º bimestre, foram 83% dos alunos aprovados do 1º ao 5º ano. Já no 2º bimestre, o índice subiu para 87% e agora, no 3º bimestre, chegou a 93%. Segundo a diretora Lucy Meire Braga, a meta da escola é 97% de alunos aprovados.

“Primeiro fator que colabora com a gestão é trabalharmos de forma democrática, ou seja, os pais participam e as decisões são tomadas no coletivo. A efetivação da hora da leitura, utilização dos recursos tecnológicos a serviço do pedagógico, além do reforço escolar, são ferramentas usadas como estratégias para conseguir esses números”, contou.

A Escola Municipal Graziela Ribeiro, no bairro Crespo, teve um avanço significativo no 2º bimestre, saltando de 88,72% para 93,67% no 3º bimestre. De acordo com a diretora Jamile de Freitas Pinheiro, o trabalho tem sido grande com os 284 alunos do 1º ao 9º ano.

“Nosso primeiro passo foi verificar em sala de aula os alunos faltosos. Depois nos reunimos com a equipe para estabelecer estratégias e entramos em contato com os pais para resgatar esses alunos e firmar uma parceria com a família. Se o aluno não consegue fazer a prova, buscamos outros meios para que ele consiga resolver”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054