26/09/19 | 11:44
DDZ Sul realiza gincana sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com alunos de 19 escolas

A Divisão Distrital da Zona (DDZ) Sul realizou nesta quarta-feira, 25/09, a Gincana do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com a participação de 19 escolas da Rede Municipal de Ensino e 70 alunos do 5º e 9º ano. A ação foi realizada na Escola Municipal Maria Lira Pereira, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, com o objetivo de incentivar o crescimento dos alunos e proporcionar um ambiente para troca de experiências tanto entre eles como entre as escolas.

A gincana é realizada desde 2015 para encerrar as ações relacionadas  a avaliação do Saeb, que são provas para diagnóstico em larga escala desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), e têm como objetivo avaliar a qualidade do ensino a partir de testes e questionários. Anteriormente, a avaliação era chamada de Prova Brasil.

Cada escola foi representada por três alunos, para saber quais as duas ou três equipes que se confrontariam foi realizado um sorteio. As rodadas possuíam 10 perguntas de múltipla escolha, das disciplinas de português e matemática formuladas nos moldes dos descritores que são a matriz de referência da avaliação do Saeb. Em caso de empate, as perguntas eram eliminatórias, a primeira equipe a errar era eliminada.

Segundo o Gerente Pedagógico da DDZ Sul, Anderson Clay, a gincana é um momento para mostrar o crescimento. “Essa ação é justamente para incentivar o crescimento das escolas e o desenvolvimento dos alunos. É um encontro para que eles possam compartilhar as experiências que obtiveram com o trabalho voltado para a avaliação Saeb, verificar como estão as habilidades e competências voltadas para a prova conforme os descritores que foram trabalhados durante esse período”, comentou.

Vitória de Oliveira, aluna da Escola Municipal Anastácio Assunção, comentou como se sentiu ao saber da gincana.

“Eu estava em casa quando ligaram para o meu pai e ele começou a olhar para mim rindo. Depois disso ele me contou que a diretora tinha ligado e que eu ia participar da gincana, eu achei estranho, mas depois fiquei feliz, pensei em como seria divertido competir e ver o nível das outras escolas, ver o nível de conhecimento dos alunos, observar se eles estão realmente preparados para a prova, além disso, é também uma forma de divertimento, sem contar que vou aprender a trabalhar melhor em equipe e a controlar o nervosismo para não errar as perguntas”, contou.

Este ano, a avalição do Saeb será aplicada entre 21 de outubro e 9 de novembro.

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054