18/10/17 | 17:37
Escolas municipais realizam atividades voltadas para a preparação da Prova Brasil

Até o dia 20 de outubro, 41 escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, que farão da Prova Brasil neste ano, participarão de atividades com o intuito de aliviar a pressão nos estudantes antes da avaliação e garantir a presença dos alunos no dia da prova. A expectativa é de que a ação atinja aproximadamente de 2,8 mil alunos, do 5º e 9º ano e as atividades fazem parte do Plano de Trabalho das Ações Pró Ideb/2017, estabelecido pela secretaria no início do ano.

Algumas das atividades planejadas foram palestras motivacionais, dinâmica de grupo, exibição de filmes, distribuição de brindes e cartas aos pais dos alunos. O gerente pedagógico da DDZ, Anderson Clay, explica que a Prova Brasil é importante por medir a qualidade do ensino que está sendo oferecido e que, por isso, é necessário que os alunos estejam tranquilos. “É um momento de relaxamento para tirar a pressão do aluno que está sobrecarregado”.

Nessa quarta-feira, 18/10, quem realizou uma ação relacionada a  mobilização foi a Escola Municipal Ana Mota Braga, localizada no bairro São Sebastião. Na ação, eles reuniram os alunos do 9º ano para passar mensagens de apoio, tanto por vídeo, como dos professores.

Um dos alunos participantes foi Adriano Pantoja, que lembrou que os resultados positivos servirão não apenas para os estudantes, mas para toda escola. “Minha expectativa para a Prova Brasil é muito boa, porque a escola vem fazendo vários trabalhos como reforços, simulados, o que nos proporcionou aprender mais. Eu peguei muito gosto pelos estudos”, finalizou Adriano.

O gestor da unidade, Luiz Carlos Braga, lembrou que, apesar da prova ser muito importante, é necessário que os alunos não sejam sobrecarregados nessa avaliação. “Trabalhamos a questão psicológica, que é muito importante para que possam fazer uma prova de qualidade, sem pressão”, finaliza o gestor.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054