07/12/18 | 10:07
DDZ Sul realiza 4ª edição da gincana Acelera Brasil

Cento e seis estudantes que fazem parte do Programa Acelera Brasil, de escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, participaram da 4ª edição da gincana do programa, realizada na tarde de quinta-feira, 06/12, na Escola Municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, que finalizou as atividades deste ano, apresentando a evolução dos estudantes atendidos.

As escolas Anastácio Assunção, Nazira Chamma Daou, Joaquim Pinto, Teresa Abtibol, Thomas Meirelles e Padre Puga competiram nas modalidades de conhecimentos gerais, produção de textos, grito de guerra, torcida, problemas matemáticos e atividade recreativa. O evento também contou com a presença da fanfarra da Escola Municipal Vicente de Paula.

A gincana é um dos trabalhos realizados no programa, oferecido a Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). A assessora do Acelera, Denise Romero, conta que os resultados colhidos são visíveis, com os estudantes conseguindo ler com fluência e desenvolver textos bem produzidos, entre outros pontos.

“Esse conteúdo é trabalhado durante todo ano e, a partir do momento de consolidação, colocamos em prática tudo que eles aprenderam. Aqui eles vão mostrar as dificuldades superadas. Esses alunos necessitam de um olhar diferenciado e a Semed trabalha com esse programa de correção de fluxo, há quatro anos, pensando nisso”.

Para o gerente pedagógico da DDZ Sul, Anderson Rodrigues, esse é um momento relevante, pois exalta a virada de vida desses estudantes que, por diversos motivos, tiveram dificuldades em suas formações. ”É extremamente significativo, porque são alunos que tiveram dificuldade em algum momento da vida e os professores vêm restaurando essa confiança através de um trabalho pedagógico, trabalhando a autoestima. Hoje é o dia de comemoração pelos resultados alcançados durante o ano”.

O aluno da Escola Municipal Anastácio Assunção, Igor Moisés dos Santos, que conseguiu esse ano chegar ao 6º ano do Ensino Fundamental, foi um dos que celebrou essa conquista. “É muito bom porque nos ajuda a conhecer mais e aprender. Essa gincana reúne várias escolas, o que eu achei muito legal”, ele conta.

O resultado final da competição consagrou a Escola Municipal Teresa Rosa Abtibol como grande campeã e teve as escolas Joaquim Pinto e Thomas Meirelles em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Para a gestora da escola vencedora, Libna Aline da Silva, o mais importante desse projeto é ele ser desenvolvido com muito compromisso por parte dos professores, dando oportunidade a vários jovens em avançar e melhorar nos estudos.

“A escola trabalha com esse programa desde o lançamento na secretaria. Esse momento é muito esperado por nós, porque fora do ambiente escolar nossos alunos conseguem ver que esse trabalho é desenvolvido em outros lugares também. Além da diversão eles conseguem traduzir tudo o que aprenderam no decorrer do ano, interagindo com outras escolas”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054