11/11/19 | 12:41
DDZ Sul promove o ‘Professor em Foco 2019’ e homenageia educadores de escolas da divisão

Uma noite de gala. Assim foi o evento Professor em Foco de 2019, realizado na noite desta sexta-feira, 8/11, pela  Divisão Distrital Zonal (DDZ)  Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento foi  destinado a 158 professores dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, bem como da Educação Infantil de escolas das zonas Centro-Sul e Sul da cidade. A festa teve como tema “O educador e os encantos da Amazônia”.

Iniciado em  2015, com premiação com professores de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que desenvolveram práticas pedagógicas exitosas, o evento “Professor em Foco” tem a finalidade de reconhecer o trabalho e o esforço de educadores que, ao longo do ano letivo, realizaram práticas inovadoras e métodos pedagógicos diferenciados voltados à melhoria da aprendizagem em  sala de aula. Com isso, a ideia da atividade também é promover um  espaço para reconhecimento dos professores por significativas contribuições no processo formativo do aluno.

Em 2019, o evento homenageou   de forma muito especial os professores que estavam  à frente da preparação dos alunos que fizeram  o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Na abertura da atividade a diretora do Departamento Geral dos Distritos, Jane Selma Trindade, parabenizou a DDZ Sul  pela inciativa e frisou ainda que graças ao esforço de todos profissionais  da rede, em especial aos professores, Manaus será destaque novamente no próximo  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado em 2020.

“Fizemos o nosso dever de casa, por isso agora é só esperar o resultado, porque ele  virá  e tenho certeza que a secretaria vai  ultrapassar sua meta no próximo Ideb.  E isso é graças ao esforço de nossos  gestores, pedagogos e queridos professores, que estão lá na ponta. Por isso, nada mais justo esse momento de homenagem para brindar e agradecer esse profissional (professor) pelo seu esforço e dedicação. Parabéns professores, vocês merecem esse momento”, disse.

A chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, aproveitou o momento para agradecer publicamente o empenho dos professores no período de  preparação dos alunos para o Saeb e salientou que o educador tem um papel muito importante na sociedade, que é de transformar a vida das pessoas.

“Todos estão de parabéns pelo trabalho incansável realizado, em  2019, na preparação do Saeb dos alunos, eu e toda equipe da Divisão Sul só temos a dizer  muito obrigado”, salientou acrescentando que a expectativa da DDZ Sul  para Ideb 2020 também é boa, tendo como parâmetro o último Ideb,  que apontou que das 10 primeiras escolas no ranking geral da rede  do 5º  ano, seis foram Divisão Sul; e das cinco primeiras do 9º ano, quatro também eram da divisão.

O evento contou com apresentações culturais, entrega de certificados, show de artistas e músicos da Semed, bem como do grupo de dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a entrega de brindes.

Para Cristina Nascimento,  professora do 5º  ano do ensino fundamental  da Escola Padre Mauro Fancello , a iniciativa serviu para incentivar o professor a sempre buscar fazer melhor em sala de aula.

“Esse reconhecimento é gratificante, é como se fosse um bálsamo para continuarmos o trabalho que fazemos com os nossos alunos”, disse.

A professora da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odete Puga, Lilian Abreu, estava bastante emocionada e feliz com a homenagem. Segundo ela, o evento foi um gesto de  reconhecimento profissional além dos muros da escola.

“Eu me sinto lisonjeada, emocionada e feliz por saber que  todo nosso esforço está sendo reconhecido em um evento dessa magnitude e pela  DDZ Sul. Isso significa que o nosso trabalho  está sendo valorizado além dos muros da escola, ou seja, não só pelo pais de alunos e pela gestão da escola que trabalhamos. E isso é  importante para nós como profissional, porque com isso percebemos que está valendo a pena o que  estamos fazendo na escola”, frisou.

 

Texto e fotos: Emerson Felipe Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054