01/04/16 | 8:32
DDZ Sul entrega certificado de menção honrosa a parceiros pela mobilização contra o mosquito Aedes

Menção Honrosa Forças Armadas. Bosque da Ciência. Fotos Cleomir (17)Para agradecer o envolvimento e a contribuição do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, 7º Comando Regional da Força Aérea Brasileira, Distrito de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de agentes de saúde escolar, na ação de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti,  a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul homenageou na tarde desta quinta-feira, 30, os parceiros da ação com certificados de menção honrosa. A homenagem foi realizada no auditório do Bosque da Ciência, localizado no Aleixo, zona Sul.

“A atuação deles foi forte em campanhas e momentos de prevenção que realizamos em escolas da DDZ Sul. Por isso, fizemos este momento para agradecer, dizer que tiveram um papel muito importante na mobilização e prevenção que foi feito contra o mosquito de fevereiro a março desde ano”, explicou a chefa da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento ao destacar, ainda, que ações contra a proliferação do transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya deverão continuar, mas agora de forma interna nas próprias escolas e de forma interdisciplinar, envolvendo mais os professores e as disciplinas ensinadas em sala de aula.

Menção Honrosa Forças Armadas. Bosque da Ciência. Fotos Cleomir (4)Dentre os homenageados estava o capitão de Coveta do 9º Distrito Naval, Vizaco. Segundo ele, a  DDZ Sul demostrou um gesto de reconhecimento ao homenagear os parceiros da ação.  Ainda de acordo com ele, a Marinha se sentiu orgulhosa pela homenagem. “Foi uma grata satisfação para o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil receber este prêmio de menção honrosa, que demostra o reconhecimento pelo trabalho realizado frente ao combate do mosquito Aedes aegypti em escolas da Divisão Distrital Zonal Sul. A Marinha se sente orgulhosa de ter feito parte de uma ação de extrema relevância para sociedade  que reuniu todas as forças armadas e diversos órgãos públicos”, salientou.

Outra pessoa homenageada no evento foi a agente de saúde da Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto, Ana Souza. “Estou com sentimento de dever cumprido, não só por esta  homenagem de hoje, mas também pela sementinha da prevenção que consegui cultivar em cada aluno, morador da comunidade do em torno da escola, família. Estou feliz por ter feito a minha parte com cidadã. No mais só tenho agradecer e dizer muito obrigado a DDZ Sul”, falou.

Menção Honrosa Forças Armadas. Bosque da Ciência. Fotos Cleomir (19)Mobilização na DDZ SUL

Durante a mobilização foram feitas além de palestras, exposição de vídeos, concurso de cartazes, leitura de texto, produção de vídeos, parodias, máscaras do mosquito, peça teatral , brinquedos , caminhada educativa, entre outros. Na ação, foram mobilizados 1.596 profissionais de 68 unidades de ensino da DDZ Sul, entre professores e demais funcionários das escolas e da DDZ.

Além disso, foram verificados possíveis lugares de criadouros do mosquito. Na ocasião, foram encontrados cinco focos de reprodução e criado 105 brigadas, ou seja, lugares de constante busca de proliferação do Aedes.

Além da Marinha, que disponibilizou um efetivo de 450 militares, estava envolvida na ação a Aeronáutica, com um contingente 20 militares, entre soldados e sargentos, na ministração de palestras educativas e momentos de interação com crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054