23/11/15 | 8:56
DDZ Rural realiza culminância do Projeto Fórmula da Vitória desenvolvido em parceria com o IAS

IMG_3198Desde o início do ano letivo, os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Emanuel Rebelo e Francisca Campos produziram textos de contos de assombração. Os trabalhos foram inseridos em dois livros e na tarde desta quinta-feira, 19, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou todas as produções em um evento que contou com a participação dos autores das histórias, gestores, professores e das duas unidades educacionais. Os livros fazem parte do projeto Fórmula da Vitória, desenvolvido pelo do Instituto Ayrton Senna (IAS) por meio de uma parceria com a Semed, que visa melhorar a escrita e a leitura dos estudantes da rede municipal de ensino.

IMG_3133Segundo a chefa da DDZ Rural, Edilene Pinheiro, o evento marca o fim das atividades de 2015 do projeto. “A intenção do evento é apresentar todo o trabalho desenvolvido neste ano, por meio do Fórmula da Vitória nestas unidades. Além disso, é uma oportunidade de mostrar as produções e o reflexo da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos nas escolas em que o projeto aconteceu. Portanto, também é um momento de festejarmos, pois com a execução dele observamos muitos avanços e resultados em ambas as escolas”, explicou.

A assessora pedagógica Rosângela Souza, que acompanhou as duas unidades durante a elaboração dos livros, destacou como se deu todo o processo de construção dos livros de assombração. “A confecção dos livros passou por todo um processo. A produção começou no mês de junho. Para isso, os alunos passaram por oficinas, onde cada um contava e recontava histórias, produziram peças teatrais e montaram cenários”, disse.

IMG_3168O gestor da Escola Municipal Emanuel Rebelo, Sérgio Henrique, mencionou em que o projeto contribuiu no processo de aprendizagem da sua unidade. “Com a implantação do projeto na Escola Emanuel Rebelo, verificamos que houve um avanço significativo em relação ao desempenho, as notas e no interesse pela disciplina de língua portuguesa. Isso nos deixa muito feliz e, com isso, podemos afirmar que o projeto só veio somar com a nossa prática pedagógica”, salientou.

Evento

O evento aconteceu no auditório da DDZ Rural, localizado no conjunto Vieiralves, zona Centro-Sul, e contou com a leitura de cartas escritas pelos próprios alunos, apresentações musicais, dramatizações e declamações dos contos contidos nos livros, denominados contos de assombração.

IMG_3153Um dos alunos que participou da culminância foi Eliton Moraes do 7º ano da Escola Emanuel Rebelo. Durante o aluno declamou um poema de sua própria autoria . “Para mim foi gratificante. Vim aqui demostrar o que aprendi e mostrar o poema que escrevi”, declarou.

Outro aluno foi Manoel Lopes, estudante do 6º ano da Escola Municipal Francisca Campos. Ele, que participa do projeto desde o início do ano, mencionou o que programa mudou em sua vida.

“Hoje, percebo que avancei bastante com o projeto. Antes, eu tinha dificuldade para compreender alguns assuntos de língua portuguesa, como a função do adjetivo e hoje isso foi superado”, desabafou.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Deilson Lima

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054