03/05/18 | 15:12
DDZ Oeste realiza seletiva para Municipíadas

Através das Municipíadas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) proporciona a seus alunos a oportunidade de praticar seus esportes favoritos e realiza a integração entre alunos das escolas da rede. Nesta quinta-feira, 3/5, foi a vez da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste realizar as seletivas para os jogos. As escolas municipais Carlos Gomes e Joaquim Gonzaga receberam os jogos de futsal infantil e mirim, respectivamente, envolvendo mais de 100 estudantes.

Um desses alunos foi Wendrew Costa, 16, do 9º ano da Escola Municipal Dalvina Silva, localizada no bairro Tarumã, e que participa há três anos da competição e já foi campeão em duas oportunidades. Ele conta que praticar esportes para ele é uma paixão e que sempre que pode joga futebol.

“Teve um tempo que eu estava viajando muito e me machuquei, daí eu não queria mais jogar nem ir para a escola, foi quando o diretor me chamou, disse que era importante eu ir para a escola, não desistir dos meus sonhos, mesmo que não desse certo jogando futebol, eu poderia ter um futuro diferente”.

Para ele, além da oportunidade de competir, aprender a conviver com os outros e respeitar são os principais ensinamentos dos jogos. Além disso, a emoção de participar dessas competições com seus colegas de escola sempre é diferente.

E é justamente esse tipo de sentimento que a Semed busca inspirar nos estudantes quando possibilita esses encontros. Segundo o assessor de educação física da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Zacarias Lopes, ao criar essas oportunidades, a secretaria está trabalhando não apenas o lado físico do indivíduo, mas também o lado social.

“Atividades como essa complementam a Educação Física escolar, porque é um momento de competição em que eles também socializam melhor e respeitam mais o outro. Sem contar também que é um momento onde ele compete e dá o melhor de si, de que ele pode evoluir”.

Além do futsal, as seletivas seguem acontecendo nas modalidades de basquete, vôlei, handebol e futebol de campo. Os dois primeiros lugares no futsal e os campeões nas demais modalidades se classificam para fase final da Municipíadas.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054