25/06/20 | 11:31
DDZ Oeste realiza segunda edição do Scratch Day com coordenadores de Telecentros

Com o tema “Covid-19”, a Divisão Distrital Zona (DDZ) Oeste, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 25/6, a segunda edição do Scratch Day. O evento contou com coordenadores de telecentros de seis unidades de ensino, cada um apresentou um projeto. A primeira edição do Scratch Day, foi realizado no dia 29 de maio, com a participação de dois alunos do 5º ano do ensino fundamental e sete coordenadores das escolas municipais. Os trabalhos foram apresentados por meio do link http://meet.google.com/nyt-vgqn-oweresultado da parceria com a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed.

O Scratch Day é uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica, sem que elas tenham tido nenhum envolvimento técnico com linguagem de programação. Pode-se dizer que o Scratch é uma evolução direta do LOGO, uma linguagem de programação também criada pelo Media Lab anteriormente com o mesmo intuito.

O tema Covid-19 foi escolhido pela coordenação de tecnologias da DDZ Oeste. Depois disso, a proposta foi repassada aos coordenadores de Telecentros das escolas municipais para criação e a inscrição das unidades de ensino via on-line. Os projetos da primeira e segunda edição estão disponíveis no endereço eletrônico https://scratch.mit.edu/studios/26987464/

A assessora de tecnologia da DDZ Oeste, Yvana Ribeiro Costa, explicou sobre a realização do evento neste momento de isolamento social como aprendizado aos alunos das escolas, em diversas atividades realizadas pelos coordenadores de telecentros.

“Na segunda edição do Scratch Day os coordenadores de Telecentro construíram os projetinhos com o tema Covid-19 e irão socializar no grupo das escolas para que os alunos tenham maior conhecimento da pandemia que está assolando o mundo”, comentou.

Com o tema “Scratch e dicas na pandemia”, a escola municipal Elcy Mesquita Lima, bairro Redenção, participou da segunda edição. Para coordenadora do Telecentro, Núbia da Costa Pantoja, todo trabalho teve a ajuda no roteiro de alunos do 5º ano e professoras da escola.

“Estamos felizes por termos o Projeto escolhido, mesmo em meio a pandemia a escola não parou. Os alunos gostam de linguagem de programação.  Este ano não foi possível fazer o Scratch Day de maneira presencial, mas o Projeto surgiu para comunicar às crianças todo o cuidado que devemos ter em meio à pandemia da Covid-19”, contou.

Escolas municipais que participaram da segunda edição:

1-Escola Municipal Erasmo Augusto de Araújo

2-Escola Municipal Escritor Lima Barreto

3-Escola Municipal Imaculada Conceição

4-Escola Municipal Nossa Senhora da Paz

5-Escola Municipal Elcy Mesquita

6-Escola Municipal Santo Agostinho

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Arquivo/ DDZ Oeste

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação