20/09/19 | 16:05
DDZ Norte realiza 7ª edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte realizou nesta sexta-feira, 20/9, a 7ª edição da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental na Escola Municipal Heleno Nogueira, localizada no bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte de Manaus. O tema da feira este ano é ‘Sustentabilidade: Tecnologia e Saúde’.

Além da feira, a DDZ aproveitou a oportunidade para apresentar os projetos desenvolvidos em robótica com a exposição de oito clubes de programação e robótica.

“Na Feira nós temos 35 projetos e na exposição de robótica temos oito escolas envolvidas. O tema geral da feira é bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. Temos representantes da creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos”, explicou a assessora de tecnologia da DDZ, Kelly Ojopi.

Os projetos apresentados falaram sobre tintas naturais, doação de brinquedos, compostagem e reciclagem. A Escola Municipal Antonio Moraes, por exemplo, levou um trabalho sobre reciclagem e a reutilização do óleo de cozinha para criação de sabão artesanal.

“Eu acho muito interessante a parte de reciclagem porque eu acho muito importante para a nossa cidade que é preciso porque as pessoas descartam coisas que poderiam ser reutilizadas. O material gera economia na nossa escola, uma vez que não precisa gastar com material industrializado”, constatou a aluno Andreza Ponce, uma das participantes do projeto.

Os projetos apresentados nos clubes de robótica, que não fazem parte da feira, também mostraram temáticas voltadas a sustentabilidade. O professor da Escola Municipal Vinícius de Moraes, Márcio Araújo, responsável pelo clube, falou sobre alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

“A iniciativa foi dos estudantes para criar um trabalho sobre sustentabilidade. A gente costuma falar que quem não tem dinheiro para comprar um brinquedo pode fabricar. Eles já criaram uma aranha que se movimenta, feita com clips e um motor. Eles utilizam coisas bem simples, mas que viram brinquedos”, contou.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054