13/09/19 | 16:45
DDZ Norte encerra atividade de socialização com professores de Educação Física

 

A Divisão Distrital Zonal (DDZ)  Norte promoveu na tarde desta sexta-feira, 13/9, o encerramento da Socialização de Boas Práticas Pedagógicas com professores de Educação Física. Ação envolveu mais de 100 docentes de escolas da divisão.

O momento faz parte da ação denominada ‘Educação Física e Alfabetização: ações pedagógicas integradas’, que foi  realizada em dois momentos. De acordo com assessor de Educação Física e responsável pela ação , José Nildemar Oliveira, o trabalho pretende mostrar novas perspectivas e vertentes pedagógicas  para o professor de Educação Física,a fim de que possa voltar o fazer pedagógico dele para a alfabetização.

“A atividade teve o objetivo de mostrar, principalmente,  que a Educação Física é interdisciplinar,  ou seja, que ela pode ser  atrelada a disciplinas como:  Língua Portuguesa , a Ciências, por exemplo, e pode ser um meio para  alfabetizar”, explicou.

Durante a atividade desta sexta-feira, 13/9, os professores socializaram o que aprenderam no primeiro momento da ação realizada em maio desde ano e que trouxeram resultados exitosos na aprendizagem dos estudantes.

Para Denícolas Gomes, professor da Escola Municipal José Augusto Roque,  localizada no Terra Nova, o trabalho é importante para expor ao público-alvo que a Educação Física, quando trabalhada de forma interdisciplinar, pode ser uma ferramenta importante no trabalho de alfabetização.

“É importante  para descartar o pensamento que o trabalho corporal não é  suficiente para as crianças. É possível mesclar a atividade prática de Educação Física ao aspecto cognitivo e de alfabetização”, disse.

O segundo momento da ação contou também com o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Paulista (Unip) Campos Manaus, De Angelys Seixas.

De acordo com ele, a socialização é importante para atrelar a teoria aplicada na faculdade com o trabalho do professor. “Essa ação é de suma importância , pois estreita a lacuna que existe entre a teoria e a prática em relação ao profissional de Educação Física escolar, com a aplicação voltada à alfabetização”, destacou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054