07/11/14 | 13:05
DDZ Norte da Semed realiza oficina “Brincando, eu aprendo”

Com objetivo de socializar material de suporte para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao movimento, a Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ 3), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira, 7, a oficina “Brincando, eu aprendo!”. A principal ideia do encontro é a implantação da Miniolimpíadas no ano que vem, com a participação dos 23 Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis) da divisão.

Realizado no auditório da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, bairro Manoa, zona Norte, a oficina contou com a participação das pedagogas das 23 unidades de ensino da modalidade. O encontro contou também com a presença de professores das escolas e da DDZ.

A coordenadora de Educação Infantil da DDZ 3, Sandra Sampaio, disse que  o principal objetivo da oficina é a realização da Miniolimpíadas, que contará com a participação das crianças dos 23 Cmeis. Por isso, ela explica a realização da oficina como suporte técnico e pedagógico as pedagogas.

“As educadoras estão participando da oficina, para aprender a importância dessas atividades, mas que possam ser feitas com materiais acessíveis e até recicláveis. A ideia é que essas atividades estejam incluídas no cotidiano da escola, onde a criança tenha conhecimento do seu corpo, da coordenação motora ampla, de trabalhar a motricidade do ouvir, do modo de aguardar, porque a criança antes de aprender a ler e escrever tem que passar pela prática do ouvir e do seu próprio corpo”, concluiu.

Com atividades similares, dentro da proposta da oficina, a pedagoga Marlete Alfaia, do Cmei Professora Rita Mourão, no Manoa, que atende 472 crianças, ressaltou a importância das informações da oficina e da futura Miniolimpíadas como suporte pedagógico.

“Os Cmeis já desenvolvem atividades lúdicas com as crianças. Essa oficina é muito boa, porque vamos sair da teoria e vivenciar na prática. Essa troca de conhecimento e experiência vai ser aplicada nas escolas. A equipe da DDZ e da Semed tem essa preocupação de fazer com os pedagogos esse encontros, que depois repassam aos professores, e posteriormente são feitos com as crianças”, explicou.

Outra pedagoga que fez questão de afirmar a boa iniciativa, foi Cláudia Aleixo da Silva Monteiro, do Cmei Denival Leite de Oliveira Júnior, localizada no Terra Nova 2. Com um público escolar de cerca 225 crianças, a educadora disse que qualquer atividade é bem vinda para o desenvolvimento escolar.

“Quero agradecer a oportunidade da divisão de colocar em prática a teoria da educação infantil, mostrando que é importante que as crianças aprendem a prática. Essas atividades vão aprimorar o trabalho educacional, onde as professoras dos Cmeis já fazem atividades similares na escola. Levo essas informações para escola e vamos procurar adequar o trabalho com nossa realidade escolar, mas tudo em prol do bom desempenho escolar”, disse.

Programação

A palestrante do tema “Brincando, eu aprendo!” foi a professora de Educação Física, Sally Ataíde, idealizadora da Miniolimpíadas da Creche Municipal Eliana de Freitas Moraes, no Riacho Doce, zona Norte.

A oficina contou com a participação dos alunos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), do Programa de Iniciação a Docência (PIBID’s). Na ocasião, foram feitos relatos de experiências voltadas às expressões corporais, que possibilitam movimentação ampla, além da interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054