21/02/17 | 17:52
DDZ Norte apresenta resultados da ADE para 46 gestores

Reunião gestores DDZ Norte. EM. John Saba Raposo. Fotos Cleomir Santos (14)Apresentações de resultados da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e exposição de propostas para melhorar  o trabalho  pedagógico de escolas municipais da zona Norte da cidade, em 2017, foram os principais o eixos da Primeira reunião de gestores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, realizada na tarde desta terça-feira 22/02, na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, no Bairro Terra Nova.

O encontro teve a finalidade de fazer uma análise criteriosa  dos resultados da ADE dos anos de 2014, 2015 e 2016, mostrando aspectos como números de alunos participantes e aprovação. Além disso, foi discutido sobre  o número de abandonos  e outros aspectos que influenciam no resultado do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb).

Segundo a chefe da DDZ Norte, Arlete Mendonça, após a apresentação dos resultados, será montado um plano da ação para que as dificuldades e lacunas observadas sejam sanadas e, com isso, os alunos consigam ter um bom desempenho na Prova Brasil que será realizada neste ano.

“Baseado nesta análise, será estabelecido o plano de ação de 2017 para identificarmos quais são escolas que precisam avançar e que trariam maior impacto no resultado do IDEB geral da Semed”, explicou.

Reunião gestores DDZ Norte. EM. John Saba Raposo. Fotos Cleomir Santos (8)Umas das diretoras que participou da reunião foi Roseane Damasceno, gestora da Escola Municipal Zilda Arns Neuman. Roseane contou que graças trabalho em conjunto com a DDZ e o suporte pedagógico da Semed,  a unidade de ensino conseguiu resultados significativos na ADE, como 60% de aprovação, 98% de participação e índice de 6.1 nos anos iniciais do IDEB, em 2016. Ela destacou ainda que o encontro de gestores oferece a possibilidade das escolas encontrarem caminhos para sanar dificuldades.

“Este encontro é importante para trocarmos experiências, vislumbrarmos a solução de um problema e tirarmos dúvidas sobre o aspecto pedagógico”, destacou.

Para a gestora da Escola Marly Barbosa Garganta, Geise Roque, o método utilizado pela DDZ é interessante, porque estimula uma gestão participativa. “Este método é interessante porque motiva uma participação, em que todos se envolvem na discussão de resultados e melhorias”, falou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054