18/09/19 | 18:35
DDZ Leste II realiza palestra em alusão ao ‘Setembro Amarelo’

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II realizou nesta quarta-feira, 18/09, a palestra ‘Bem-estar: condutas que podem mudar a sua qualidade de vida’, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. A mobilização será realizada até o fim do mês nas 70 unidades de ensino da zona Leste de Manaus.

Segundo a chefa da DDZ , Socorro Duarte, a mobilização é pertinente devido a incidência de depressão e outras patologias ligadas ao emocional enfrentadas pelos educadores da rede.

“Na nossa categoria de professores, pedagogos e servidores sabemos que existem várias pessoas que estão passando por quadro de depressão e de tristeza, e sabemos que as pessoas que se suicidam não fazem isso porque querem, e sim,  porque  desistem  de viver. Então, a fim de entrarmos nesta luta contra o suicídio resolvemos, junto com todo Brasil e o mundo, nos mobilizarmos para trabalhar o setembro amarelo em toda DDZ Leste 2”, ressaltou.

Palestra
A mobilização inicial foi direcionada a professores, gestores e administrativos  das 70 escolas municipais da zona Leste de Manaus.

Durante a palestra foi repassado pela psicóloga Leila Carvalho, algumas formas para diminuir os impactos causados por doenças relacionadas à ansiedade e a depressão. A profissional apresentou ainda meios para controlar   sentimentos como angústia, tristeza, além de dificuldades de relacionamentos amorosos e relação interpessoal.

Teve ainda o relato de experiência de uma educadora da rede que tem uma filha de 17 anos que já cometeu atos suicidas. A professora de educação infantil da Escola Municipal Raimunda Nonato Maciel, localizada no Bairro Grande Vitória,  salientou que a discussão sobre suicídio é importante, porque ajuda os professores a ficarem mais alertos sobre o comportamento dos alunos.

“O momento de hoje serve de alerta para o educador, serve para ele olhar com mais humanidade seus alunos, percebendo possíveis indicadores que podem desencadear a depressão, como por exemplo , crianças com problemas de comportamento, que ficam retraídas e que tem problemas de relacionamento”, comentou a professora.

Sobre a mobilização da DDZ Leste 2 do mês de setembro, o professor de ensino religioso, Francisco Brito, da Escola Municipal Paulo Pinto Nery, situada no Jorge Teixeira, frisou que a ação é importante para disseminar uma discussão sadia sobre a temática no ambiente escolar.

“A mobilização é importante para promover a discussão sadia na escola sobre a depressão, melancolia, que vem atingindo drasticamente crianças e jovens de toda a sociedade”, frisou.

As próximas ações da DDZ Leste 2 serão feitas conforme o cronograma   das escolas.

*o nome da professora da Escola Municipal Raimunda Nonato Maciel não foi divulgado para não identificar o nome da menor.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054