28/11/17 | 10:16
DDZ Leste 2 realiza evento sobre Diversidade Cultural do Amazonas

A diversidade cultural do Amazonas foi tema de uma exposição realizada pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, no centro Cultural dos Povos da Amazônia, durante a Culminância da Diversidade Cultural do Amazonas, que teve como objetivo  reconhecer  a cultura do povo amazonense e as influências dos europeus, africanos e indígenas na identidade da região.

Elementos culturais representativos como idioma, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, foram algumas dessas características abordadas durante o evento.

O grupo de dança Perola Negra, da Creche Municipal Maria Luiza da Silva, que conta com 24 crianças do maternal I e o Boi Zezé, da Escola Municipal Zenaira Bentes Pastor, com 18 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, foram algumas das apresentações que aconteceram durante o evento.

A assessora interdisciplinar da DDZ Albaniza Rodrigues explicou como o evento contribui para o trabalho desenvolvido ao longo do ano em sala de aula, abordando fatos históricos e que definiram a identidade do Estado como o Ciclo da Borracha, que trouxe para o Amazonas desenvolvimento político, econômico e social, heranças dos portugueses, espanhóis e franceses que se instalaram na reunião.

“Esse evento já esta na 7º edição, sendo parte do calendário do nosso calendário escolar. Escolhemos o tema diversidade cultural, onde as escolas trabalharam o tema, dividindo a escola por polo. Enfatizamos ainda as músicas regionais e as comidas típicas”, explicou.

Culinária, religião, folclore e artesanato, foram alguns dos elementos que receberam destaquem apresentando as influências indígenas e regionais tanto no desenvolvimento das crenças, quanto na utilizando matéria prima extraídas de maneira sustentável da floresta.

A chefe da DDZ, Socorro Duarte, avaliou o evento como proveitoso. “A atividade contou com 100% de participação das escolas da nossa DDZ, contando com a presença de estudantes, professores e também pais de alunos, o que traz um resultado ainda mais positivo”.

 

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Fotos: Divulgação/ DDZ

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054