25/10/18 | 15:20
DDZ Leste I realiza Painel de Contas Públicas

O resultado das ações para redução de consumo  de água e energia elétrica, no período de janeiro a agosto deste ano, de 74 unidades de ensino, foi apresentado durante Painel de Contas Públicas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I, nesta quinta-feira, 25/10. A ação faz parte do Plano de Combate do Desperdício, implantado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em toda rede municipal de ensino, e conhece em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

A meta estabelecida era de que as escolas reduzissem em 5% o consumo anual de água e energia, em relação ao ano passado, tendo 11 unidades atingindo as metas. O acompanhamento do trabalho realizado nas escolas foi feito por meio do Sistema de Controle de Consumo (Sicom).

A DDZ Leste I realizou, ainda, reuniões para orientar os gestores sobre vazamento de água, manutenção de ar condicionado, entre outros problemas.

O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Bruno Guimarães, disse que o Plano de Combate do Desperdício tem alcançado seus objetivos. “O resultado tem sido inestimável, porque não é só a questão financeira, mas temos o legado pedagógico e social. Esse programa é referencia na Prefeitura, tanto que temos representantes de outras secretarias na reunião para verem como estamos conduzindo e fazendo a gestão do programa”.

A chefe da Divisão de Água e Energia Elétrica da Semad, Katiane Vicente, destacou a atuação da Semed no trabalho das escolas em relação ao consumo. “A Semad oferece, através de nossos técnicos, visitas nas escolas para fazer um diagnóstico. A partir disso, é enviado para a Semed fazer as correções necessárias, de acordo com a meta determinada”.

Para o gerente de Infraestrutura da DDZ Leste, Cláudio Regis, as escolas municipais tem realizado um trabalho intenso para reduzir o consumo. “Esse painel mostra o resultado de janeiro a agosto em relação ao ano passado. Tivemos alguns problemas, devido o aumento da temperatura, mas com a água conseguimos diminuir e até manter o nosso consumo”, explicou.

A Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no ano passado recebeu um certificado da divisão pelo trabalho na diminuição no consumo de energia. Segundo a gestora Valéria Vieira Marreiro, é realizado todo um procedimento pedagógico com os alunos para escola conseguir economizar. “Nós colocamos incentivamos as crianças a desligar as luzes quando saírem do banheiro. Após o término da aula, a professora também desliga o ar-condicionado e o último aluno desliga a luz, enfim, esse é o trabalho de conscientização com as crianças para que elas tenham esse costume”.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054