12/11/15 | 17:05
DDZ Leste I realiza II Mostra Cultural de Dança, Música e Movimento

II Mostra Cultural de Dança, Música e Movimento. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (27)A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I, realizou a II Mostra Cultural de Dança, Música e Movimento, com um total de 120 crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. O evento reuniu 25 unidades de ensino, entre os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), que atendem a modalidade de ensino.

As atividades aconteceram na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório da Escola Municipal Leonor Uchoa Amorim, localizada no bairro São José I, zona Leste da cidade. Na oportunidade, alunos, educadores e coordenadores puderam mostrar os mais variados programas e projetos desenvolvidos dentro da temática nas escolas, em prol do processo da Educação Infantil.

II Mostra Cultural de Dança, Música e Movimento. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (28)O objetivo da mostra é valorizar as práticas didático-pedagógicas cujas manifestações artísticas contribuam ao desenvolvimento de conhecimentos que a formação ao respeito às diferenças étnico-raciais na Educação Infantil.

“Como são atividades que envolvem todo desenvolvimento artístico, que tem uma representatividade coletiva e individual, ou seja, uma reflexão sobre a relação individual, social e aprendizagem em movimentos. Com certeza nessa fase, as nossas crianças se apropriam mais significativamente dessas atividades. Como a Educação Infantil não é escolarizante, é a forma que temos de oportunizar a formação de conceitos e nada melhor que esses fatores para melhor o aprendizado dos alunos”, explicou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da DDZ Leste I, Luana Souza, ao lembrar que a ação faz parte do projeto da divisão “Mostra Cultural de Dança, Música e Movimento”.


II Mostra Cultural de Dança, Música e Movimento. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (18)Projetos

O Cmei Moacir Andrade, localizado no bairro São José II, apresentou o projeto “Mãozinha encantada”, que homenageou o artista plástico amazonense Rui Machado, com vários trabalhos no Brasil e em outros países. Para pedagoga da escola, Idelice Freitas, todos os alunos se envolvem no projeto, por isso, mostrar as atividades e ver outros projetos servirão de aprendizado.

“Quando você saí dos muros da escola e leva o trabalho pedagógico pelos professores e alunos, você expande o projeto e atinge um número maior de pessoas, porque retrata a arte de um artista amazonense, na qual é exposta a beleza do indígena e da cultura local. Nesse evento, todos puderam ver as atividades de nossos alunos e o que é feito nas escolas”, completou.

II Mostra Cultural de Dança, Música e Movimento. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (3)Com a apresentação da “Dança Country”, o Cmei Poeta Antônio Gonçalves Dias, no Armando Mendes, foi uma das unidades de ensino que exibiu o resultado do trabalho pedagógico com a comunidade escolar. Para a diretora, Rozenice Valério, a dança é algo importante e contribui ao aprendizado das crianças.

“A dança é totalmente importante, porque já faz parte do cotidiano das crianças, inclusive está dentro do currículo mínimo das experiências da Educação Infantil. No cotidiano em sala de aula, já acontece o movimento, a dança, a desenvoltura, que faz parte do bom desenvolvimento da criança. Esse ano tivemos uma boa novidade, com iniciativa da Semed, que foi a caravana de Educação Física, com dia ‘D’ do movimento, envolvendo a todos na época e só contribui para nosso trabalho pedagógico”, contou.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054