03/09/15 | 14:36
DDZ Leste I da Semed realiza desfile escolar com tema de compromisso com IDEB

Desfile Cívico escolar da DDZ Leste I. Fotos Cleomir (2)Com o tema “Avante Leste I – Compromisso IDEB! Semed em movimento”, as escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste I, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na manhã desta quinta-feira, 3, o desfile cívico escolar das unidades de ensino localizadas na zona Leste. Com a participação de 850 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o desfile ocorreu na avenida Beira Mar, bairro Coroado.

Na oportunidade, o desfile cívico marcou o compromisso da DDZ Leste I no bom desempenho dos alunos que serão submetidos à Prova Brasil, nas disciplinas de português e matemática. A avaliação medirá o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola e acontecerá no final deste ano.

Desfile Cívico escolar da DDZ Leste I. Fotos Cleomir (10)A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzenir Trajano, considerou a temática louvável para incentivar os alunos a conseguirem um bom desempenho na Prova Brasil e, consequentemente, no Ideb.

“Esse é um momento de socialização, em que os alunos gostam de participar. Além de motivá-los sobre a realização da Prova Brasil para que, de fato, nós consigamos alcançar nossos índices. Todo esse movimento pelo IDEB, que as divisões distritais estão desenvolvendo vem no sentido mesmo de motivação dos gestores, assessores pedagógicos, alunos e família, reunindo todos da escola para atingir essas metas”, avaliou.

Desfile Cívico escolar da DDZ Leste I. Fotos Cleomir (59)A chefe da DDZ Leste I, Renata Moraes, disse que o desfile escolar procurou unir o ato cívico com o compromisso da Prova Brasil e do IDEB. Segundo ela, todos estão comprometidos em colocar o município entre as melhores capitais do país.

“Foi nesse sentido de unir o amor a pátria, ao civismo, ao estado, a esse movimento que a Semed nos propôs. A Leste I vem com esse grito e conclamação, em nome da meta estabelecida pelo prefeito Artur Neto de ficarmos entre as dez melhores capitais no Ideb, que reflete a qualidade da nossa educação. O nosso desfile é uma chamada especial de várias ações de mobilização e chamada de atenção dos nossos pais, professores, alunos e escola sobre a importância desta avaliação”, comentou.

Maria Vitória de Abreu Mota, 15, aluna do 9º ano da Escola Municipal Leonor Uchôa, localizada no bairro São José, zona Leste, participou do desfile e já está se preparando para a avaliação no final do ano.

Desfile Cívico escolar da DDZ Leste I. Fotos Cleomir (3)“Participei pela primeira do desfile e foi ótimo representar minha escola. Sobre a Prova Brasil, Vejo que é o resultado de muito esforço, porque precisa se dedicar e estudar bastante para ter um bom resultado. Eu estudo todos os dias e espero, com isso, que a escola alcance também uma boa colocação com o esforço dos alunos”, destacou.

O desfile cívico escolar da DDZ Leste I contou com a representatividade de alunos com bandeiras de sua referida escola, as fanfarras das Escolas Municipais Ana Maria de Souza Barros e Jorge Resende, pelotão de diretores e assessores da divisão, coreografia de alunos da escola Anita Garibaldi com tema ECOA (esperança, cidadania, oportunidade e amor), além de alunos levando algumas mensagens, como “IDEB: compromisso com o futuro firmado nos anos iniciais”. ]

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054