As escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2 iniciaram nesta segunda-feira, 01/4, as seletivas de esportes coletivos para a 22ª edição das Municipíadas. As escolas municipais Arthur Engrácio e Madre Teresa de Calcutá, ambas localizadas no bairro Nova Floresta, vão receber até a próxima quarta-feira, 03/04, partidas de Futebol de Campo, Handebol, Basquete e Voleibol nas categorias mirim, infantil e juvenil.
No mês passado foram realizadas as seletivas nas DDZs Leste 1, Centro-sul e nas escolas localizadas no Rio Amazonas. Essa semana as seletivas ocorrem nas DDZs Leste 2 e Oeste, e nas escolas situadas no Rio Negro.
O assessor de Educação Física, Aury Lima explicou os próximos passos da competição. “Esse ano nós temos a novidade do remo. Está acontecendo agora às seletivas das modalidades coletivas, buscando a classificação para a fase final das Municipíadas. Em junho terá a fase final, com abertura na arena Amadeu Teixeira”.
Um ponto importante da ação desse ano é que, em conformidade com o tema do ano letivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as famílias estão sendo convidadas a participar como torcida das atividades. “Nesta edição, o tema é a família e a escola. Nós procuramos fazer com que através do esporte os pais venham participar para acompanhar a vida dos seus filhos”, completa Aury.
E para que as seletivas ocorram sem problema, o assessor da Divisão Leste 2, Jobson Barbalho, contou que o planejamento das atividades foi realizado desde o ano passado, já pensando nas dificuldades passadas e como superá-las.
“Trabalhando junto com a coordenação de esportes estamos com uma proposta diferente esse ano, dando brilho tanto para vôlei, futebol de campo, handebol e basquete. Fica bom para todo mundo porque conseguimos aproveitar melhor as seletivas. A gente já começa os anos visando esses jogos para possivelmente competir de forma competitiva nas Municipíadas”, pontuou.
Um dos destaques do dia ficou com a Escola Municipal Edinir Telles, que conseguiu classificar a equipe mirim de handebol para a fase final da competição. Segundo o professor de Educação Física da unidade, Alexandre Gonçalves, esse resultado é fruto de um trabalho desenvolvido na unidade desde 2014.
“Nós fazemos o treinamento dentro da aula de educação física, mas nós temos o projeto desportivo de handebal, que acontece três vezes por semana. Trabalhamos fundamentos e esquemas táticos. O importante é que eles possam vivenciar e ter êxito com isso. O handebal, como já trabalhamos há 5 anos, já está forte na nossa escola e as alunas acabam gostando”, concluiu.
Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Cleomir Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054