03/02/16 | 14:22
DDZ Leste 2 realiza 3º Encontro de Colaboradores

3º Encontro de Colaboradores DDZ Leste II - Formação Continuada - Fotos Rodemarques abreu (29)Para promover a formação continuada das manipuladoras de alimentos, agentes de portaria e auxiliares de serviços gerais que atuam nas escolas da rede municipal de ensino, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2 realizou, nesta quarta-feira, 03, o III Encontro de Colaboradores da Educação da DDZ.

O evento reuniu cerca de 200 técnicas de manipulação na sede da Escola Municipal Themístocles Gadelha, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Também participaram agentes de portaria e auxiliares de serviços gerais.

3º Encontro de Colaboradores DDZ Leste II - Formação Continuada - Fotos Rodemarques abreu (15)Para a gerente da DDZ Leste 2, Socorro Duarte, o encontro valoriza o trabalho do profissional que atua na ponta da escola, como a manipuladora de alimentos, de quem faz a limpeza ou zela pelo patrimônio escolar.

“Já trabalhamos com os docentes e pedagogos e agora, estendemos para outros segmentos da escola porque entendemos que a formação não é apenas importante para o corpo técnico da unidade escolar, mas para todo e qualquer indivíduo que queira crescer profissionalmente”, salientou Socorro.

As merendeiras aprenderam mais sobre a área de atuação e foram estimuladas a inovar, colocando em prática novas metodologias. “A criança que chega na escola e merenda bem, ela não se evade. Não é apenas fazer a merenda, mas contribuir para a permanência dessas crianças no processo educativo, diminuindo, assim, a evasão escolar”, complementou a gerente.

3º Encontro de Colaboradores DDZ Leste II - Formação Continuada - Fotos Rodemarques abreu (36)Crescimento profissional

Para a técnica de manipulação de alimentos Maria de Lourdes Mendonça, 53, que atua há cinco anos na escola Helena Augusta Walcott, no bairro Jorge Teixeira, os encontros a ajudam a crescer profissionalmente. “É uma oportunidade de contarmos nossas experiências e vivenciamos outras. Me sinto muito bem participando porque amo fazer o que eu faço”, explicou.

Já a técnica de alimentação Tatiane Almeida, 24, está na área há apenas um ano, e participa pela primeira vez do evento. Segundo ela, preparar a merenda das crianças é como cuidar de sua família. “Deixei de ser vendedora para fazer o que eu faço. Não me arrependi, pelo contrário, atuo próximo de casa e ainda cuida das crianças que têm as idades dos meus filhos. Espero aprender um pouco mais e melhorar cada vez mais o meu trabalho”, afirmou.

Palestra

Na ocasião, os participantes puderem conferir a palestra ministrada pelo  advogado Francisco Efraim, que abordou o tema “Formação Continuada: O caminho para qualidade profissional”. Para ele, o tema foi escolhido para que as manipuladoras e demais profissionais se sintam parte do processo de melhoramento da qualidade do ensino na rede municipal. “Todos fazem parte desse processo ou como técnicos ou como mães de alunos, por isso a escolha do tema para que elas se sintam importantes e possam crescer dentro da área de educação, a exemplo de uma colega nossa que começou como colaboradora, depois auxiliar de serviços gerais e, hoje, é gerente de Infraestrutura da DDZ”, salientou.

Efraim também destacou, ainda, que o Conselho Federal de Educação reconheceu o trabalho de apoio das equipes das atividades escolares como importantes e, por isso, está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação a formação desses profissionais.  “Quanto mais esses profissionais conhecerem sobre sua área de atuação, mais eles poderão repassar seus  conhecimentos e melhorar seus trabalhos. Com isso, ganham todos, principalmente, as crianças que estarão aptas a absorverem o conhecimento dado em sala de aula”, defendeu.

 

Texto: Auriane Carvalho

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054