08/07/15 | 17:45
DDZ Leste 1 realiza II edição dos jogos estudantis

Abertura do II JOEDDZ  Leste 1. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (3)De 9 a 11 de julho, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 da Secretaria Municipal de Educação (Semed)  estará realizando a II edição dos Jogos Estudantis (JOEDDZ). A atividade envolverá mais de 500 alunos do Ensino Fundamental de 13 escolas da divisão. A abertura oficial das disputas aconteceu, na tarde desta quarta-feira, 8, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, localizada no bairro São José 1, zona Leste da cidade.

Dentre as modalidades disputadas neste ano estão inseridas o futsal, futebol, vôlei, vôlei de praia, queimada e handebol, no masculino e feminino.

De acordo com a chefa da DDZ Leste 1, Renata Seabra, eventos esportivos como os JOEDDZ são trabalhados regularmente durante o ano.

“Na divisão, trabalhamos de forma intensa o esporte em nossas atividades pedagógicas, porque acreditamos que ele é um grande meio de aprendizagem. Por meio dele, por exemplo, podemos trabalhar com alunos a questão do respeito ao ser humano, disciplina, concentração e, sobretudo, a construção do caráter e do cidadão”, enfatizou Renata.

Abertura do II JOEDDZ  Leste 1. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (16)Além disso, a chefa da DDZ leste 1 destacou que o evento pretende revelar novos talentos. “Além de fomentar a prática desportiva entre nossos alunos, a competição pretende contribuir para o surgimento de novos talentos e atletas”, ressaltou.

A disputa contará com cinco modalidades esportivas coletivas e será divida nas categorias infantil, de 12 a 14, e juvenil, de 15 a 17 anos, coletivo.

Segundo a assessora de Educação Física e organizadora dos jogos estudantis da Divisão, Aline Nascimento, o evento marca o início da preparação para XVIII Municipíadas, que acontecerá entre os dias 17 a 29 de setembro, em vários pontos da cidade, como a Vila Olímpica.

“Este evento é muito esperando por todos nós da Divisão e, principalmente, pelos nossos alunos, porque abre a possibilidade de participarmos do evento macro esportivo da secretaria que acontece em setembro, por meio de cada equipe que alcançar o primeiro lugar nesta seletiva”, explicou.

Abertura do II JOEDDZ  Leste 1. EM. Leonor Uchoa. Fotos Cleomir (21)Competições

Os jogos acontecerão no período da manhâ e tarde nas Escolas Municipais Leonor Uchoa, localizada na Rua Xiborena -s/n – São José, na Francisca Mendes, situada na rua J, no bairro São José 3, no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Zezão e no campo coração do Zumbi, no Bairro Zumbi dos Palmares, ambos localizados na zona Leste.

Unidades participantes

Além das escolas municipais citadas, participarão das seletivas da DDZ Leste 1 as unidades educacionais Ana Maria de Souza Barros, Alfredo Linhares, Anita Garibaldi, Antonina Borges de Sá, Armando de Souza Mendes, Carolina Perolina Raimunda Almeida, Francisco Guedes, Jorge Rezende Sobrinho, Francisca Pergentina e Raimundo Goncalves Nogueira

A cerimônia de abertura contou com a participação da fanfarra da Escola Ana Maria de Souza Barros e com o rito de disputas de atletismo com a entrada da bandeira, juramento do atleta representante da competição e a entrada de fogo simbólico, dentre outros.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054