28/01/15 | 17:31
DDZ Leste 1 participa de reunião de liderança

Com mais de 10 mil alunos e dois mil professores, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1 reuniu, na manhã desta quarta-feira, 28, no auditório do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) Samuel Benchimol, os diretores das 74 unidades de ensino daquela divisão para uma reunião de aperfeiçoamento de líderes. A finalidade do evento é incentivar os profissionais do magistério a qualificar a educação ofertada pelas instituições de ensino do município no ano letivo de 2015.

Durante o evento, coordenado pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, o mestre em educação Marcos Esteves ministrou uma palestra sobre o tema, levando os presentes a refletirem seus papeis dentro do processo de ensino e aprendizagem das escolas, além de dar instruções para o êxito nas relações interpessoais com a comunidade escolar (pais e alunos).

“A ideia é discutir o processo de liderança e trazer, também, à tona a discussão do processo pedagógico com relação às avaliações dos estudantes. O objetivo final é fazer com que se melhore a qualidade de ensino por meio de uma gestão mais aplicada, mais aprimorada e também melhorando o processo de ensino e aprendizagem dentro dessa visão de liderança”, explicou.

Cleonice Neta já trabalha na Semed há nove anos e em 2015 terá, pela primeira vez, a missão de comandar uma escola. Ela foi escolhida para ser diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco, no bairro do São José 1. Segundo a profissional do magistério, a palestra serviu para qualificar as ações que tomará na unidade de ensino.

“Você ser assessora pedagógica é uma coisa, mas ser líder é outra completamente diferente. Então, essa palestra faz com que você ‘enriqueça’ muito e tenha mais visão como você vai lidar com outras pessoas. Eu achei superinteressante e pretendo aplicar o que eu aprendi aqui. O que mais me chamou atenção foi a questão do planejamento e execução, pois, muitos sonham, colocam no papel e dali não passam”, observou.

 Liderança é fundamental

A chefe da DDZ Leste 1, Renata Seabra, que por muitos anos foi diretora da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, explicou que para ter êxito na condução de uma instituição escolar é necessário saber lidar com adversidades e principalmente com pessoas. Por isso, ela avalia de suma importância a Semed ter oferecido aos gestores escolares uma palestra sobre liderança antes do início do ano letivo.

“A nossa secretaria tem se mobilizado em direção a uma gestão de qualidade. Encontros como este com uma palestra motivacional sobre liderança, é importante porque nos mobiliza para o foco da secretaria que é alcançar a meta de estarmos entre as dez capitais do Brasil no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O diretor é que rege todo o movimento da escola seja no âmbito pedagógico, administrativo e de infraestrutura. É importante ele se apropriar dessa sua posição de líder perante a equipe que comanda, sabendo administrar, sabendo negociar, sabendo conduzir para que a escola tenha o sucesso que todos esperamos”, disse.

 

 

Avaliações em 2015

O evento, também, serviu para repassar informações quanta às cinco avaliações internas e externas que os alunos da rede municipal de ensino serão submetidos durante o ano letivo. “Nós pensamos num encontro com diretores e pedagogos para repassar informações das nossas ações e nasceu este evento. Em 2015, vamos ter avaliações internas e externas para nossos alunos. Aqui, os diretores saberão as datas e como vão funcionar essas provas. Neste ano, teremos a Avaliação De Desempenho Do Estudante (ADE), Prova Brasil (5º e 9º ano), Provinha Brasil (avaliação do 2ª ano) e avaliação nacional da alfabetização (ANA), além da avaliação do rendimento escolar (ARE), que é realizada em parceira com a Seduc”, disse a chefe da DAM, Núbia Breves.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054/ (92) 98842-1188