05/11/12 | 15:58
DDPM promove o I SEPES

Realizar uma política de formação permanente, o acesso ao conhecimento e a  prática da pesquisa por profissionais do ensino, tem sido ao longo de 10 anos, uma das principais metas da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Para concretizar este fato, na tarde da última segunda feira, 29, a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM, deu início à programação do I Seminário de Pesquisa em Educação – SEPES, com o tema: Perspectivas para o professor pesquisado. O público alvo do evento, foram todos os professores que desenvolveram pesquisas nas suas respectivas escolas.

Além dos docentes, estavam presentes, a chefe da DDPM, Samira Santos, a Diretora de Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Nelson, o Subsecretário de Gestão Escolar, Suames Maciel e Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi.

O evento concedeu a 250 educadores a oportunidade de expor suas pesquisas e projetos por meio de relatos e banners nas salas e no auditório da DDPM retratando diferentes áreas do conhecimento.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, parabenizou a todos os professores que desenvolvem pesquisas e, os fez pensar, que são grandes colaboradores para futuros pesquisadores.

“Este é um país de todos. Por esse motivo precisa ser visto e concentrado na força excepcional para que todos vocês, doutores, mestres e especialistas na educação possam contribuir de forma satisfatória com seus trabalhos de pesquisas e projetos. Vocês estão em uma posição diferenciada e merecem ser tratados com carinho e, acima de tudo, valorizados, visto que, a partir de vocês poderemos ter novos pesquisadores e, com isso, uma sociedade melhor”, ressaltou o Secretário.

Para o coordenador do evento, Allison Leão, o I SEPES é um momento em que os professores de todas as Divisões Regionais Educacionais – DRE,S  terão espaço para socializar e expor suas ideias de modo a incentivar novos conhecimentos e, ainda, estimular alunos da rede a ter uma nova visão, e assim motivá-los pela busca do novo e do desconhecido.

“A quantidade de escolas que participaram nesses dois dias, por meio dos seus docentes, mostra que há ideias boas e, principalmente que há muitos profissionais produzindo ótimas pesquisas”, destacou o coordenador.

A bibliotecária da Escola Mul. Aristóteles Comte de Alencar, Suzilene Marques, teve a chance de demostrar o projeto Biblioteca todos os dias que é voltado à leitura dos alunos da Unidade Educacional em que trabalha. Na ocasião, salientou que o seminário fortaleceu e valorizou o seu trabalho.

“Eu acredito que momentos como esse são de extrema importância para profissionais como eu que desenvolvem pesquisas na área da educação. Para mim, a melhor realização que posso ter, é ver que este projeto (Biblioteca todos os dias) trouxe grandes frutos para o crescimento da aprendizagem da escola a qual faço parte. Isso é gratificante”, explicou a bibliotecária.

Programação

No dia 29 de outubro, o espaço foi aberto para palestrantes da UFAM como a professora, Sônia Souza, que falou da importância do docente que atua no campo da pesquisa. Professores da rede também tiveram a oportunidade de fazer relatos sobre os seus projetos. Já no dia 30, o espaço para apresentação dos trabalhos foi estendido às outras salas do DDPM, onde os professores através de cartazes demostraram de forma objetiva suas ações.

Áreas trabalhadas

Diversas linhas de estudo foram apresentadas no evento,  dentre elas : as Ciências Humanas, os Estudos em diferentes tipos de Linguagem, as Ciências Naturais e Exatas e a Gestão e Processo de Ensino.