16/07/19 | 9:44
DDPM inicia Encontro Formativo da Ação Integrada do Plano Alfa

A Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, por meio da Gerência de Formação Continuada – Rede Colaborativa de Formação Continuada iniciou nesta segunda-feira, 15, o I Encontro Formativo da Ação Integrada do Plano Alfa. O evento é destinado a Assessores Pedagógicos, Pedagogos e Professores Alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo da ação é reelaborar os processos pedagógicos de Alfabetização e Letramento voltados à compreensão leitora dos estudantes do Ensino Fundamental I, composto pelos alunos do 1º ao 3º ano.

A proposta formativa está alinhada ao Programa Mais Alfabetização (PMALFA), que integra a Política Nacional de Alfabetização na Semed. As temáticas trabalhadas versam sobre a importância do uso cotidiano e sistemático de situações de leitura e da escrita no universo escolar em todas as situações educativas no cotidiano da sala de aula.

Constituindo-se em um momento de estudo e planejamento de ações que visam à qualificação de processos educacionais para a melhoria do índice de alfabetização dos alunos, como a rotina didática e metodológica de sala de aula para alfabetização, o ambiente alfabetizador, seja ele composto por elementos visuais ou de outros fatores que trabalhem em conjunto a escrita e a leitura, os níveis de alfabetização, e o plano de aula.

A assessora pedagógica Janeide Lavor falou sobre a importância de um evento como este é a questão da formação continuada. “O que mais necessita na nossa área da educação é preparar o professor, preparar o profissional de fato com as ferramentas que a gente precisa para lidar na escola e em sala de aula, e a formação deve ser casada com a realidade, e não um ensino fora do contexto”, comentou.

Na segunda, a formação foi apenas com os assessores pedagógicos, nos demais dias (18, 19 e 22/07), cada DDZ selecionará uma escola polo para que os assessores multipliquem o conhecimento adquirido para os professores e assistentes de alfabetização.

“O interessante desses encontros é a vivência do que nós já trabalhamos com a alfabetização, nós temos muitos assessores, pedagogos e professores que participaram do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). E eles vêm para somar a experiência que nós vivenciamos com a nossa prática pedagógica que estamos atuando nas escolas e alinhando com os documentos norteadores da secretaria que tratam sobre alfabetização,” completou Rosane Xavier de Freitas, a gerente de formação continuada da Divisão de Desenvolvimento Profissional e Magistério.

A formação que iniciou nesta segunda é uma ação constituída dentro do plano de ação integrada da subsecretaria da gestão educacional, que diz respeito ao movimento de vários setores compostos pelas Divisões, é uma iniciativa que está respondendo ao acompanhamento feito nas escolas municipais em relação à alfabetização dos alunos após a análise dos dados sobre a alfabetização dos alunos, a partir desses resultados a secretaria se mobilizou para fazer uma ação integrada.

Programação

Data: 18 e 19/07/2019

Público alvo: professores e pedagogos

Locais:

DDZ Sul: E.M Sérgio Pessoa;

DDZ Centro-Sul: E.M Aureo Nonato e E.M Profª Sulamita Pereira

DDZ Oeste: E.M João Aparecido, E.M Nossa Senhora da Paz, E.M Maria Madalena e na sede da DDZ Oeste

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054