08/04/15 | 18:11
DAM promove semana de orientações sobre a ADE e Provinha Brasil

A Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove uma semana de orientações voltada para os pedagogos da rede sobre a Provinha Brasil e a Avalição de Desempenho do Estudante (ADE) até a próxima sexta-feira, 10. O repasse das informações está acontecendo durante as reuniões mensais dos pedagogos, realizadas pelas Divisões Distritais Zonais(DDZs) da secretaria, no período da manhã e tarde.

O objetivo da DAM é oferecer orientações a gestores e professores sobre a estrutura, aplicação, correção, relevância dos instrumentos avaliativos utilizados na Provinha Brasil e apresentar o sistema de Avaliação do Desempenho Educacional.

Nesta quarta-feira, 8, as informações foram repassadas aos pedagogos da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ 2), em reunião mensal. O encontro aconteceu no auditório da DDZ e contou com cerca 70 educadores.

Durante a reunião, foi explicada a quantidade de questões, as habilidades avaliadas por meio da Provinha Brasil, em que momento do ano letivo acontece e quais alunos farão a prova, além das contribuições que a avaliação pode trazer para aprendizagem dos alunos. Em relação a ADE foi repassado aos pedagogos o período e o cronograma das aplicações das avaliações de 2015, bem como orientações sobre a aplicação das provas, além de recomendações para os professores e aplicadores das provas que fazem parte do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional De Manaus (Sadeam).

Para a assessora pedagógica da DAM, Jane Goncalves, as informações prestadas aos pedagogos serão relevantes para orientar tanto os professores, quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados das avaliações do Sadeam.

“Estes encontros serão importantes para tirar dúvidas e demonstrar aos educadores da rede municipal de ensino que as avaliações do Sadeam são instrumentos que permitem acompanhar, avaliar e melhorar os processos de alfabetização e letramento das crianças e, principalmente, que é útil para diagnosticarmos o nível de conhecimento dos alunos da rede municipal de ensino”, disse a assessora.

Ainda segundo a assessora a prova é relevante para identificar as dificuldades em Leitura e Matemática apresentadas pelos estudantes ao final de dois anos de escolaridade.

Para a pedagoga da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, Eliene Ferreira, avaliações como a Provinha Brasil são uteis tanto para medir o nível de aprendizagem dos alunos, quanto o trabalho realizado pelos professores.

“Acho que a Provinha Brasil é um meio de identificar a quantidade e o nível aprendizagem absorvida pelos alunos que participam da avaliação e, também, de analisar o trabalho realizado em sala de aula pelos seus respectivos professores”, disse a pedagoga.

Avaliação

A Provinha Brasil é uma avaliação de longa escala realizada pelo Ministério da Educação e acontece em dois momentos do ano letivo. A primeira edição, efetuada no início do ano letivo, tem como principal objetivo realizar o diagnóstico dos níveis de alfabetização dos estudantes após um ano de estudos no Ensino Fundamental, de maneira que as informações resultantes possam orientar o trabalho do professor ao longo do ano. A segunda edição que será realizada no final do ano letivo possibilitará uma comparação com os resultados obtidos no primeiro momento da avaliação.

Nesta quinta-feira, 9, a DAM se reunirá com pedagogos da DDZ Leste 1 e Norte e na sexta-feira, 10, com a DDZ Rural.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054