30/01/15 | 17:18
DAM promove reunião de líderes com diretores da DDZ Leste II e Rural

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), encerrou, na manhã desta sexta-feira, 30, as reuniões de líderes com diretores e pedagogos das unidades de ensino da rede municipal. Na ocasião, estiveram presentes, no auditório da secretaria, os profissionais do magistério da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II e Rural.

O evento, que tem como finalidade incentivar os docentes a qualificar a educação ofertada pelas instituições de ensino do município no ano letivo de 2015, foi capitaneado pelo mestre em educação Marcos Esteves. Ele ministrou uma palestra sobre liderança, levando os presentes a refletirem seus papéis dentro do processo de ensino e aprendizagem das escolas, além de dar instruções para o êxito nas relações interpessoais com a comunidade escolar (pais e alunos).

De acordo com a chefe da DAM, Núbia Breves, os quatro dias de reuniões serviram para incentivar os diretores a darem o melhor de si para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

 “Percebo que nosso objetivo foi alcançado, afinal, as pessoas nos procuraram para agradecer esse momento e pediram para que se repitam mais vezes. Na visão geral, foi um momento riquíssimo de reflexão sobre o fazer de cada um de nós. Na próxima semana os professores retornam às escolas e os diretores estarão recebendo esses profissionais, dando orientações para o ano todo. Aqui, nós motivamos os diretores para esse momento que ainda vai acontecer”, disse.

Foco na missão

A Semed tem como missão colocar Manaus entre as 10 primeiras capitais no índice do Ideb. Segundo a chefe da DDZ Leste II, Socorro Duarte, a reunião de aperfeiçoamento de líderes serviu para incutir nos diretores essa mentalidade.

 “Eu acredito que a questão da liderança é um tema importante em qualquer momento da nossa vida. Aqui, nós estamos falando de Semed e precisamos pensar mais na gestão de resultados, que é o que a secretaria está focada. A nossa liderança hoje não está mais só embasada na questão humana, nós temos que trabalhar principalmente os resultados, uma vez que, as avaliações internas e externas nos trazem dados e eles precisam ser analisados para que seja formatado como vamos trabalhar ações corretivas. E isso passa pelo trabalho do líder que está lá na escola executando”, explicou.

O diretor da Escola Municipal Abílio Alencar, no quilometro 35 da rodovia AM-010, Tamilton Costa, coordena 26 professores, além de pedagogos e serviços gerais em três turnos de trabalho. Ele conta que a reunião de líderes o fez sonhar com um ano diferente.

 “Logo cheguei aqui, imagina que seria mais uma palestras, mas a partir do momento que foi explanado as mudanças que a secretaria deseja, nós começamos a visualizar 2015. Nós temos sonhos, mas se nós não tivermos ação, continuará sendo apenas um sonho. Nós temos metas, nós temos que sonhar e agir. No caso da Escola Abílio Alencar, além de contribuir com a missão da Semed de estar entre as 10 melhores capitais do Brasil, pretendemos estar entre as cinco melhores escolas da Divisão Rural, com nota de 5,2 no Ideb. Para isso, vamos motivar os professores”, disse.

Avaliações em 2015

O evento também serviu para repassar informações quanta às cinco avaliações internas e externas que os alunos da rede municipal de ensino serão submetidos durante o ano letivo. “Nós pensamos num encontro com diretores e pedagogos para repassar informações das nossas ações e nasceu este evento. Em 2015, vamos ter avaliações internas e externas para nossos alunos. Aqui, os diretores saberão as datas e como vão funcionar essas provas. Neste ano, teremos a avaliação de desempenho do estudante (ADE), prova Brasil (5º e 9º ano), provinha Brasil (avaliação do 2ª ano) e avaliação nacional da alfabetização (ANA), além da avaliação do rendimento escolar (ARE), que é realizada em parceira com a Seduc”, disse a chefe da DAM, Núbia Breves.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054 / 98842-1188