10/02/14 | 14:48
Curso de Pós-Graduação em Ensino Infantil reúne 500 professores da rede municipal

Considerado o primeiro curso à distância no Brasil, a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), reuniu, nesta segunda-feira (10), 500 professores da rede municipal de todas as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), e segue até o dia 14 de fevereiro, em tempo integral, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, na Avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus.

O encontro é destinado aos educadores da Educação Infantil e creches, além de gestores e assessores da modalidade das DDZs, em um espaço de 45 dias. O início ocorreu em novembro de 2012, com um total de 20 turmas e 13 disciplinas. Entre segunda-feira (10) e 14 de fevereiro, acontece o encerramento da qualificação dos educadores com o módulo “Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil”.

O objetivo do curso é formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública, atendendo aos sistemas de ensino em suas demandas de formação de profissionais da educação infantil, explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR).

Segundo a coordenadora de assistência do curso da Semed, Nereida da Silva Bessa, os educadores têm a chance de participar de uma qualificação inovadora e que ajudará na compreensão do processo de ensino e aprendizagem.

“É importante que os educadores na formação continuada ampliem o atendimento de formação em nível de pós-graduação. A Secretaria dá todo o apoio à universidade, cedendo espaço da divisão, que é responsável pela formação, além dos tutores graduados do município selecionados pela universidade. Nós temos visto um crescimento na Educação Infantil”, disse.

Os professores do curso à distância são da Ufam e os tutores passaram por uma seleção criteriosa para atuarem como orientadores junto aos educadores. A formação está dentro do Centro de Formação Tecnológica e Prestação de Serviços para Rede Pública de Ensino (CEFOR) da UFAM, em conformidade com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

Há 21 anos atuando no magistério, sendo três no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Francisco Trigueiro, bairro Japiim 2, zona Centro-Sul da cidade, a professora Cledima Sulene da Silva Maciel disse que o curso é um aprendizado útil para sua performance pedagógica em sala de aula.

“Além da prática é necessário que se tenha um embasamento teórico. O curso vem dar esse suporte para todos os educadores, que só tiveram a ganhar, como eu por exemplo, que me dediquei bastante no curso, mas principalmente se o professor realmente acompanhou cada disciplina, aliando teoria e prática. Hoje, posso rever meus conceitos e essa formação tem dado esse suporte para diferenciar o que posso melhorar em sala”, comentou.

A coordenadora pedagógica do curso da UFAM, Maria Sônia Souza de Oliveira, ressaltou que a formação dá oportunidade aos educadores de consolidar melhor os recursos de aprendizagem na escola.

“O curso à distância é pioneiro no País. Tem como diferencial a construção metodológica do próprio do currículo do curso, em que o educador faz a partir de sua prática, ou seja, todas as experiências que tem em sala de aula, uma reflexão da prática com a teoria, levando em consideração às diretrizes da Educação Infantil para construir novas propostas pedagógicas. O fundamental de tudo isso é a construção de projetos de aprendizagem durante o curso desses professores”.

Com o curso, os educadores realizarão estudos/diagnósticos e proporão estratégias para a melhoria da Educação Infantil no contexto da prática pedagógica dos professores.

O encerramento do curso será realizado de 12 a 16 de maio, com a defesa dos projetos de TCCs dos educadores, no auditório da UFAM.

Próximo

Com a realização do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil à Distância, a Ufam já sinalizou a oferta de mais 500 vagas para a próxima qualificação, com inscrição prevista para novembro deste ano.

Fotos: Alexandre Belota

Texto: Paulo Rogério Veiga

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054