28/03/16 | 15:19
Curso de Formação de Educação Física Inclusiva para educadores da rede está com inscrições abertas

Educadores de escolas municipais que atendem alunos com deficiência poderão se inscrever no curso de  Formação de Educação Física Inclusiva até o dia 4 de abril. A formação é disponibilizada pelo projeto Portas Abertas para a Inclusão, uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Rodrigo Mendes, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unifec), Fundação FC Barcelona, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A capacitação acontecerá na modalidade à distância e será destinada aos professores de sala de recurso e de educação física de 15 escolas do órgão que trabalham com alunos com deficiência.

O curso tem como objetivo oferecer mecanismos pedagógicos e teóricos para os profissionais da educação trabalharem a educação inclusiva, promovendo momentos de recreação e atividades direcionadas para alunos com deficiência em suas respectivas escolas.

A formação será realizada na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, localizada no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul, com carga horária de 120 horas.

De acordo com a gerente do GTE, Aldemira Câmara, a secretaria disponibilizará uma sala com internet, aparato tecnológico, além de um formador, que será uma espécie de tutor presencial. Esse profissional dará suporte pedagógico e técnico para os alunos. Ela disse, ainda, que ao final da capacitação cada aluno construirá um projeto que já esteja sendo executado na escola em que o educador trabalha.

“O formador vai ajudar o aluno a navegar  no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), absorver e compreender o conteúdo  passado no decorrer do curso e, principalmente, auxiliá-lo na construção de um projeto de cunho inclusivo que seja desenvolvido na escola”, ressaltou.

Os educadores  interessados em participar do curso deverão acessar o link https://goo.gl/c0lp0V, preenchendo com dados pessoais (RG e CPF) e funcionais (matrícula e  escola onde está lotado).

 

O projeto

O curso de  Formação de Educação Física Inclusiva visa promover a inclusão de crianças  e adolescentes com deficiência nas escolas públicas por meio da educação física e do esporte inclusivo.

O projeto está entre as iniciativas voltadas para consolidar o legado social da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil.

O projeto ocorrerá em 15 capitais brasileiras e contará com mais de 500 educadores dessas cidades que passarão pelas atividades de formação e desenvolverão projetos locais voltados à inclusão escolar.

 

Texto: Emerson Felipe

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054